11 de set. de 2009

SID SAUER e as 3.000 edições do BOCA SANTA


O DIA DE HOJE É MAIS UM MARCO na vida do cidadão jornalista e corintiano Sid Sauer, e porque não dizer e estender, na vida da nossa comunidade e da imprensa mourãoense. Sid Sauer completa hoje o terceiro milésimo ou melhor, e fica bem melhor mesmo, a coluna Boca Santa de número 3.000 - pesquisando, fiquei sabendo que os números ordinais acima de 1.999 podem ser expressos de duas maneiras. Ou três milésimos ou terceiro milésimo.
Mas, 3.000 edições do site Boca Santa, que marca heim? Leitura obrigatória de milhares de leitores de Campo Mourão e várias regiões do Paraná, do Brasil e do mundo, o jornalista Sid Sauer merece os parabéns.
Em 1º de abril deste ano, Sid comemorou os primeiros oitos anos de vida do site Boca Santa. A milésima coluna (1.000 edições) foi publicada em 16 de janeiro de 2004, a de número 2.000 em 31 de outubro de 2006 e a 3.000 no dia de hoje, 11 de setembro de 2009.
Parabéns Sid Sauer, pela sua ousadia, coragem, persistência e competência, honrando sobremaneira a nossa classe e a nossa Capital do Centro Oeste do Paraná.
Pessoa tímida, observadora e crítica, Sid Sauer está presente, ao vivo e em cores em grande parte dos eventos e tem vários "repórteres" espalhados por vários lugares. Assim, com ele não tem "Gilete press" . No Boca Santa, ele dá dá o toque especial e o tempero que cada nota ou fato merece, para o deleite dos seus leitores, concordem ou não com este estilo.
NO DOMINGO, 20 de setembro, Sid Sauer estará aqui neste BLOG participando da ENTREVISTA DE DOMINGO.
A foto acima é um registro da homenagem que foi prestada a ele com o troféu Tocando de Primeira, como Celebridade mourãoense, no dia 26 de abril de 2008, com o programa de número 771, quando publicou o Boca Santa de número 2.500. E abaixo, um dos momentos de alegria naquele histórico programa homenageando um dos grandes jornalistas do nosso Paraná.
Viva Sid Sauer. Sucesso e prosperidade.
Em abril, do dia 2, Sid Sauer participou aqui neste BLOG contando um pouco da sua carreira, sucesso e curiosidades sobre o seu site.
Reproduzo alguns trechos, que você pode conferir na íntegra acessando
http://ilivaldoduarte.blogspot.com/2009/04/sid-sauer-e-os-oito-naos-do-boca-santa.html

Sid, o que é o site Boca Santa?
É um blog que procura informar com bom humor e garantir a participação dos leitores. Acho que, sutilmente, fazemos uma crítica ao jornalismo que, muitas vezes, leva a sério demais o que não é para ser levado. Detalhe: somos um blog antes que falasse em blogs.
Como e quando você teve a ideia de montar este site? Foi num período em que todo mundo estava abrindo sites. Eu estava na "Folha de Londrina" e sentia uma angústia por ter em mãos muitas informações que não cabiam na Folha. A internet caiu como uma luva...
O que é chegar a 8 anos de atividades ininterruptas com um site de notícias? Uma batalha e uma satisfação muito grande. Hoje faço só o Boca Santa e nunca trabalhei tanto na minha vida. O retorno dos leitores é fantástico e não nos deixa desanimar.
Por quê o Boca Santa faz tanto sucesso? Não sei... Talvez por oferecer algo diferenciado, pela atualização diária ininterrupta e, principalmente, por abrir espaço para o "desabafo" das pessoas.
Como é a sua rotina de trabalho? Escrevo de madrugada. Isso faz com que levante tarde e meu dia acaba ficando curto. É uma correria danada...
Quantos e-mails você recebe por dia e como faz para selecioná-los? Nunca contei os e-mails. Só sei que estou com dificuldade em ler todos. Há os e-mails com informações para as notas que eu escrevo e os que vêm para o Bronca Virtual. No caso do Bronca, acho que para cada e-mail publicado, um fica de fora. Só o Bronca eu demoro umas três horas pra fazer. Pra escrever minhas notas vai rápido. O que dá mais trabalho é ter a informação, ter a foto. Tenho ido dormir amanhecendo o dia.
Qual foi a evolução do Boca Santa nesse período? Acho que a maior evolução foi na participação do leitor. Virou a marca da Boca Santa. Evoluímos também na cobertura regional. Já chegamos a dar, numa única edição, notas de 20 municípios da região. Só estamos precisando evoluir as receitas...
O Boca Santa hoje é? Indispensável pra quem quer estar bem informado. Tem coisas que só saem na Boca Santa e a gente deve muito disso aos nossos leitores...
E o futuro? Pois é... Temos uma reformulação no site já pronta há mais de dois anos, mas falta tempo para colocá-la em prática. Queremos ampliar a participação dos leitores, incluir colaboradores e, estamos em estudos, a possibilidade de fazer com que o Site seja atualizado mais vezes ao dia. Não temos a pretensão de dar notícias em "tempo real", mas a internet é muito dinâmica e acumular todas as informações do dia para soltar de uma vez parece que só tem nos aumentado o trabalho. Mas isso ainda tem que ser muito bem pensado.

Um comentário: