26 de set. de 2009

PLANTÃO DO BLOG: SC foi tema da abertura da Copa Coamo 2009


cerimonial de abertura da Copa Coamo 2009 foi marcado pela beleza, criatividade e fortes emoções. A cada edição da copa Coamo um tema diferente é apresentado. Depois do “Rio Grande do Sul” em 2005 e do "Paraná" na anterior, neste ano a homenagem foi "Santa Catarina" que encantou nascidos ou não no estado catarinense: "Um estado com praias de areia branca, matas tropicais e serras nevadas. Pescadores açorianos, agricultores italianos e industriais alemães. Uma terra de belos e definitivos contrastes, e por isto mesmo, tão fascinante".
Mais de três mil pessoas prestigiaram a festa encerrada no dia de ontem em Campo Mourão, na sua décima edição reunindo os 33 campeões regionais representantes das etapas classificatórias nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Atrações - No cerimonial foi apresentado um cenário que serviu para mostrar a pita olímpica e várias imagens, como o litoral, a ponte Hercílio Luz, a mulher rendeira, figura tradicional catarinense da praia da Lagoa da Conceição, a figueira, árvore centenária e frondosa que deu origem ao nome do time Figueirense. Sem contar, as crianças representando Gustavo Kurten, esportista campeão; Vera Fischer (Miss Brasil 1969) e Paula Eduarda (Miss Brasil Mirim 2009); e suas indústrias localizadas em centros industriais diversificados. Também, foram atrações, as apresentações do Grupo Folclórico Volkstanzgruppe e o Coral do Grupo Amigo de Canto Alemão, que vieram respectivamente de Blumenau e Brusque, importanteds cidades catarinenses, formadas por descendentes de imigrantes.
O cooperado Danilo Schuelter - foto abaixo-, da equipe Castelo, de Manoel Ribas, conduziu a pira e o acendimento do fogo, enquanto Gilberto Griss, da equipe Linha Cascata, de São Domingos, proferiu o Juramento do Atleta.Orgulho - "A Copa Coamo é uma grande festa do cooperativismo, integra e fortalece a união e é orgulho da família Coamo. A abertura homenageando Santa Catarina foi emocionante e provocou uma alegria e emoção muito grande não só nos corações dos catarinenses, mas de todo o grande público", avalia José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo.
Maior do país - Criada em 1993, o evento considerado o maior do gênero do Brasil, é considerado uma grande festa para os 7.500 cooperados que dela participam em suas sete fases regionais, antecedendo a finalíssima no ginásio da Arcam, em Campo Mourão. "Ao todo foram 500 times e o prestigiamento de um público superior a 25 mil pessoas, com um elevado nível disciplinar", informa Paulo Gilmar Fuzeto, coordenador geral do evento.
Fotos: Clodoaldo Bonette, Tribuna do Interior (C. Mourão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário