20 de set. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Sid Sauer


Pessoa pacata, boa de conversa, simples, inteligente e avesso as badalações, o jornalista Sid Sauer, nasceu na Capital do Centro-Oeste do Paraná e acaba de completar 3.000 edições no site diário Boca Santa e está hoje aqui neste BLOG na ENTREVISTA DE DOMINGO. Sid conta um pouco da sua história, aponta personalidades destaques e responde a várias perguntas sobre a nossa cidade e nossa gente. Perguntado se ele se acha uma Celebridade, ele responde: "Celebridade? Isso é por sua conta, Ilivaldo. Agora, confesso, foi engraçado para mim passar uma semana inteira dando entrevistas na tevê, no rádio, e no jornal. Nunca tinha me imaginado uma situação dessas. Foi gostoso, é legal saber que as pessoas estão gostando do trabalho da gente. Só tenho que agradecer a todos", relata o corintiano Sid Sauer, neto de pioneiros de Campo Mourão. Viva! Parabéns Sid Sauer!
QUEM É SID SAUER? Eu nasci em Campo Mourão, portanto, estou aqui desde 1970 (entreguei a idade). Nasci no hospital Nossa Senhora das Graças, nas mãos do médico-escritor Aracyldo Marques. Sou filho de Silvio de Paula Walter (falecido em 98) e Silvanira Sauer Walter. Sou pai do Pedro, 8, e da Eduarda, 5 (foto).
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Minha infância foi toda na rua Guarapuava, onde minha mãe mora até hoje. Aquela época a gente brincava na rua mesmo, principalmente jogando bola. Também jogávamos num campinho onde hoje é a agência do INSS. Quando passou o asfalto foi um festa e os carrinhos de rolimã entraram em cena.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Caseiro (sou canceriano), discreto e tranqüilo.
ONDE O SENHOR ESTUDOU? Na escola Osvaldo Cruz (hoje colégio) de 1ª a 4ª série, no Colégio Estadual, da 5ª série até o fim do 2º grau (hoje ensino médio), e na Fecilcam, onde fiz Letras.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL NA IMPRENSA?
Comecei aos 15 anos (na época podia!) na Tribuna do Interior, como entregador de jornal. Lá fiz de tudo. Fui Office-boy, auxiliar de linotipista, auxiliar de impressão, pastapeiro, diagramador, repórter, editor, colunista... Trabalhei na sucursal de Campo Mourão do jornal “O Estado do Paraná” e fui por 10 anos correspondente da “Folha de Londrina”. Na Boca Santa estou desde 2001, sendo que desde o final de 2003 estou somente com ela. Na foto, Sid na Rural AM, quando virou Celebridade, recebendo o troféu "Tocando de Primeira".
NO ESPORTE, JÁ JOGOU ALGUMA MODALIDADE? QUAL? Nunca, nenhuma. Sempre fui muito desajeitado pra isso. Foi só brincadeira de criança mesmo.
COMO E QUANDO NASCEU ESTA PAIXÃO PELO JORNALISMO? Hummmmm, não sei... Lembro que com 14 anos eu já fazia um jornalzinho em casa. Era o “Vice-Versa” (não me pergunte por que desse nome), que saiu toda sexta-feira. Foram 75 edições. Foi por gostar de jornal que foi conhecer a Tribuna, onde acabei sendo contratado para entregar jornal.
QUAIS AS PRINCIPAIS MATÉRIAS QUE JÁ ESCREVEU? QUAL FOI A MAIS TRISTE? E A MAIS ALEGRE? QUAL FOI A MAIS IMPORTANTE?
Ai-aiai! Agora você pegou. Sou ruim pra lembrar esse tipo de coisa... Em 10 anos de Folha de Londrina, eu consegui 3 vezes ter a manchete do jornal. Uma foi por uma declaração do ministro da Previdência, durante visita a Campo Mourão. Outra foi no caso das bombas que derrubaram torres de energia em Nova Tebas e deixaram parte do País sem luz. A outra eu nem lembro.
Matéria triste? Fazer matéria sobre um acidente que, entre os mortos, tinha um amigo. Foi triste. Tem também aquelas matérias que mostram o sofrimento das pessoas pela miséria ou por alguma tragédia. Isso sempre marca gente e deixa lições.
Alegre foram várias. Cito uma, em 1994, da Copa Coamo, de página inteira. Foi logo após a Copa do Mundo dos EUA e fiz um comparativo divertido entre os astros da Copa do Mundo e os “botinudos” da Copa Coamo. Achei até um “Roberto Baggio”, que chutou pra fora o pênalti e eliminou seu time. Não me lembro de ter alguma matéria censurada. Muitas não saíram por falta de espaço, mas censuradas, se teve, nunca fiquei sabendo...
QUAL MATÉRIA GOSTARIA DE PUBLICAR QUE AINDA NÃO FOI?
A manchete já está pronta: “Boiadeira é concluída; luta agora é pela duplicação”. Sem pedágio!
COMO O SENHOR ANALISA A CENSURA IMPOSTA AO JORNAL ESTADÃO, EM FACE DA MATÉRIA DA FAMÍLIA SARNEY?Não é só o caso do Sarney, não! Isso é muito comum. Infelizmente. Já teve até aqui na região. Há poucos dias, a atriz Juliana Paes conseguiu uma liminar que proibia o colunista José Simão (Folha de São Paulo) de fazer brincadeiras com sua personagem de “Caminhos das Índias”. É claro que, como ela é da Globo, o Jornal Nacional não deu isso como destaque. Infelizmente, alguns juízes têm esse entendimento de fazer a censura prévia, que é algo absurdo.
COMO ESTÁ O JORNALISMO BRASILEIRO ATUALMENTE? QUAIS OS MELHORES JORNALISTAS NA SUA OPINIÃO? Não sei te dizer quem são os melhores, não. Vou citar só um, no setor esportivo: Juca Kffuri. Ele é diferente dos outros. Está num nível acima. No mais, acho que o jornalismo brasileiro é a cara do Brasil: está em processo de amadurecimento. Parece que o período de repressão fez muito mal ao jornalismo e a gente ainda não aprendeu direito a trabalhar na democracia. Vejo muito abuso na imprensa, o que não é nada legal.
E O JORNALISMO EM CM COMO ESTÁ? Acho que está melhorando. Jornalismo se faz com gente e ainda falta muita gente nas redações. Falta, principalmente, pauteiro, gente para pensar o que pode render boas matérias. Quem está na área está sobrecarregado e não tem tempo de pensar nada. Só faz o dia a dia...
A IMPRENSA DE CM É... Desestruturada!
CM PODERÁ TER AINDA UMA FACULDADE DE JORNALISMO? Acho que sim. Por que não?...
COMO SE SENTE SENDO UMA CELEBRIDADE NO JORNALISMO E PRINCIPALMENTE, PELAS 3.000 EDIÇÕES DA BOCA SANTA?
Celebridade? Isso é por sua conta. Agora, confesso, foi engrado pra mim passar uma semana inteira dando entrevistas na tevê, no rádio, e no jornal. Quando vi, minha foto estava publicada em quatro colunas, na primeira página do “Correio do Cidadão”. E quando me dei conta, estava sendo sabatinado no “Falando Sério” da Carajás. Nunca tinha me imaginado uma situação dessas. Foi gostoso. É legal saber que as pessoas estão gostando do trabalho da gente. Só tenho que agradecer a todos.Na imagem ao lado, Sid Sauer sendo entrevistado por este blogueiro no "Tocando de Primeira", em abril de 2008.
ÉTICA EM UMA FRASE É: ...a palavra que resume respeito, responsabilidade e caráter.
A FAMILIA SAUER É... tranqüila!
TRABALHAR NO JORNALISMO É... Hoje, pra mim, divertido.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É... Muito corrido! (vai demorar essa entrevista?...)
O QUE O SENHOR AINDA NÂO FEZ QUE SE TIVESSE CONDICÕES GOSTARIA DE FAZER? Sabe que agora que você me perguntou estou vendo que muita coisa que eu gostaria de fazer e ainda não fiz, na verdade, eu posso fazer? Nunca fui de ter sonhos muito distantes da minha realidade. Eu gostaria de viajar mais. Conhecer o mundo seria legal e, hoje, não tenho essa condição, não...
CASO FOSSE SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ESPORTES EM CM, QUAIS SERIAM SUAS PRIORIDADES? Eu investiria pesado em oferecer atividades esportivas para o povo. Acho que é essa a função do poder público no esporte, levar o esporte para o povo. Pra todo mundo. O chamado ‘esporte de resultado’ tem que ficar por conta da iniciativa privada.
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME DO CORAÇÃO, E ÍDOLO?
Como bom brasileiro, gosto de futebol. E sou corintiano. Não sou de ter ídolos, não.
CAMPO MOURÃO PODERÁ TER AINDA UM NOVO GINÁSIO DE ESPORTES? Sim, mas acho que com a anunciada reforma do Belin Carolo, isso se torna menos prioritário.
QUAL O MELHOR TIME QUE JÁ VIU JOGAR? Vale seleção? O Brasil de 82.

É o único time que eu sei a escalação décor: Valdir Peres, Leandro, Oscar, Luizinho e Júnior; Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico; Serginho e Éder. Técnico: Telê Santana.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO?
Tem dois nomes que ficaram gravados na minha cabeça desde a infância: Itamar Tagliari e Ari Mateus - na foto, Sid Sauer e a celebridade Ari Mateus, no "Tocando de Primeira" nº 724. O terceiro, teria que dar uma pesquisada.
CITE TRÊS POLITICOS DE DESTAQUE? Vou citar um só: Lula. Você pode não gostar do governo dele, pode não gostar do partido dele, pode não gostar do jeito dele, mas a história desse homem é coisa extraordinária. Tanto é que o Lula virou referência mundial. Você conta nos dedos, no mundo inteiro, quem é que saiu lá debaixo e chegou ao principal posto de um País. O Lula é um deles. E ainda consegue ser popular. Tem gente que diz que ele é analfabeto. Imagine se não fosse...
CITE TRÊS PERSONALIDADES DE CAMPO MOURÃO? Vale quem já morreu? Uma vez conversei com o pesquisador Jair Elias dos Santos Jr sobre quem seria a maior personalidade da história de Campo Mourão. Nós pensamos até em fazer um trabalho, ouvindo as pessoas, para publicar na Boca Santa. Isso ainda pode sair. Nessa época, comecei a pensar em quem votaria. Me veio à cabeça três nomes: Milton Luiz Pereira, dom Eliseu Simões Mendes e Aroldo Gallassini. - Na foto, Milton Luiz Pereira, destaque na principal matéria do Boca Santa, edição 2.160, no dia 27/04/2007.
A CAMPO MOURAO DO PRESENTE É: Minha cidade! - na foto ao lado de Carlos Rodrigues/Mariana Cavali, foto áerea de Campo Mourão.
A CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ: Minha cidade (já tenho um lugarzinho reservado no São Judas Tadeu...)
O GOVERNO NELSON TURECK É: Igual ao Nigel Mansell (lembra dele, na F-1?): escapa na curva, roda na reta, atropela o mecânico no pit stop, mas no final vence a corrida e o povo gosta.
O GOVERNO LULA É: Popular, em todos os sentidos.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTÓRIA? Sentimento de gratidão, por ter amigos como você, Ilivaldo, que nunca esquecem da gente....
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG DO ILIVALDO DUARTE? Não deixem de acessar a Boca Santa, nem que seja depois desde blog...

3 comentários:

  1. Sid,

    Quando surgiu o Bocasanta, fiquei pensando por
    que muitas grandes cidades não tinham um site com esta qualidade e humor inteligente. Como não encontrei nada parecido, acabei concluíndo que CM deve ter outras boas coisas que as outras não tem, bastando procurá-las.
    Parabéns por escrever o Bocasanta e ser um mourãoense convicto e que gosta da sua terra.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Sid, parabéns pra você, pelas respostas inteligentes às perguntas do Ilivaldo, vocês são nossos companheiros ajudando divulgar nossa querida terra, Capital do Centro-Oeste do Paraná, eu "Sou CAMPO MOURÃO de Coração - avante pois, nessa empreitada...
    Cordial abraço: Pedro da Veiga

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela homenagem Ilivaldo.
    Sid, parabéns pela entrevista e por sua dedicação em divulgar as notícias, principalmente políticas, de forma irreverente e bem humorada no BOCA SANTA.
    Um abraço
    Carlão

    ResponderExcluir