27 de set. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Paulo César Costa


O professor de Educação Física Paulo César Costa, o professor Paulinho do Atletismo é a Celebridade do nosso BLOG na ENTREVISTA DE DOMINGO. Maringaense de nascimento e vivendo em Campo Mourão desde 1991, quando recebeu convite do professor Itamar Tagliari.
Paulinho - na foto ao lado do medalhista Vanderlei Cordeiro de Lima- é o que se pode chamar de "Garimpeiro" e tem revelado dezenas de atletas ao longo dos últimos anos com projeção no cenário estadual e nacional. Ele diz que se fosse secretário de Esportes investiria ainda mais na base, criaria pólos esportivos e tentaria aumentar o orçamento da Fecam em todos os sentidos. Confira o que pensa este lutador vitorioso do nosso esporte, motivo de orgulho e celebridade do nosso esporte.
QUEM É PAULO CESAR DA COSTA? Sou uma pessoa que gosta de desafios, alegre e extrovertido. Filho de Dival Czelusniak da Costa e Vilma Santana da Costa, sou casado com Mariza de Moraes Lopes da Costa e pai de Ana Carolina (14 anos) e João Pedro ( 4 anos). Nasci em Maringá em 17/11/68 e vivo em Campo Mourão desde 1991.
Na foto abaixo, Paulinho e sua família.


ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Minha infância passei por varias cidades do Paraná , meu Pai era bancário e ficava dois em cada cidade. Passei minha em Formosa do Oeste , Guaraniaçu, Juranda, Roncador, Pitanga, Fênix, Bandeirantes e Londrina, gostava de jogar bola nadar em rio, de pescar, aproveitei muito minha infância.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Uma pessoa batalhadora , que gosta do que faz , amo meu trabalho .
ONDE O SENHOR ESTUDOU? Como citei acima, foram inúmeros colégios, mas me formei em Londrina, na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Já trabalhei em diversos empregos, fui engraxate, frentista em posto, trabalhei em lotérica e recreação nas praias em diversos hotéis pelo Brasil. Quando virei acadêmico gostava de arbitrar o atletismo por ser atleta, e foi quando me decidi me dedicar na modalidade de atletismo. Estou em Campo Mourão desde fevereiro de 1991 a convite do Itamar Tagliari para ser técnico de Atletismo e estou até hoje aqui nessa maravilhosa cidade. Na foto, Paulinho no início da sua carreira.
NO ESPORTE, JÁ JOGOU ALGUMA MODALIDADE? QUAL? Comecei no esporte muito cedo, treinei diversas modalidades como basquetebol e natação em Pitanga, futsal em Fênix, handebol e futebol em Bandeirantes, futebol, basquetebol e finalmente, o atletismo em Londrina .
O SENHOR PRATICOU ATLETISMO E PORQUE ESCOLHEU ESTA MODALIDADE PARA TRABALHAR? Sim, desde do meus 14 anos até aos 23 anos, a convite do meu professor de Educação Física (João Borges). Destaquei numa competição realizada no Colégio em Londrina. Naquele ano fui competir os Jogos Colegiais do Paraná da fase final em Ponta Grossa e fui convocado para Seleção Paranaense, aí não parei mais, simplesmente me apaixonei pela modalidade .
COMO E QUANDO NASCEU ESTA PAIXÃO PELO ATLETISMO E PELA EDUCAÇÃO FÍSICA? Já era atleta e meu professor João Borges me incentivou, tudo em diante foi mais fácil. Os empresários Tuta e Horlei Casali, em um dos eventos realizados pelo Atletismo.
COMO O SENHOR ANALISA ATUALMENTE O ATLETISMO MOURÃOENSE? Vive um excelente momento .
QUAIS OS GRANDES ATLETAS COM QUE O SENHOR JÁ TRABALHOU?
Vários como Rúbia e Robson, campeões sul-americano. Foi quando comecei a ficar conhecido no atletismo; Elizabete , Josiane , Jaqueline , Mariléia , Camila e Keila, todas campeãs Sul-Americanas Escolares; Rosemeire Vargas, campeã brasileira e 4ª Sul-Americana de Menores; Cleverson e Rodrigo, vice-campeão brasileiro; Flávia, 3ª colocada no Brasileiro de Menores; Sheila Juvelina, disputou o Pan-Americano no Rio e esteve no último mundial de atletismo; Lúzia, 5ª colocada na São Silvestre; Délcio, Campeão Brasileiro e vice-Sul-Americano Menores; Juliano, 4ª colocado no Troféu Brasil de Atletismo 2009; Rafaela, vice-campeã brasileira de menores; Bárbara, vice-campeão brasileira 2009; Michele, 3ª colocada no Brasileiro de Menores de 2008; e atualmente, Karoline Tavares, campeão brasileira na Olimpiadas Escolares Brasileiras e convocada para seleção brasileira para disputar as Olimpíadas Escolares Sul-Americanas em novembro, no Equador. Na foto, Paulinho no Torneio Sul-Americano de Menores na Bolívia em 1994.
OS PROBLEMAS DE DOPING QUE AFETAM O ATLETISMO. COMO O SENHOR ANALISA ESSA QUESTÃO? Foi desastroso para nosso esporte, esses atletas e técnico não precisavam desse reforço para conseguir resultados, todos tinham nomes e eram considerados os melhores do País.
QUAL É O NOSSO PRESENTE NO ATLETISMO MOURÃOENSE? E O FUTURO? QUAIS OS ATLETAS QUE PODEM BRILHAR DAQUI A ALGUNS ANOS? Conseguir uma grande resultado nos Jogos da Juventude do Paraná, temos hoje grandes promessas no atletismo surgindo que farão bonito em competições estaduais, nacionais e internacionais, como a própria Bárbara, Alisson, Diessika e Karoline -na foto ao lado do técnico Paulinho; Weverton , Michele , Noélia , Marla e Vanessa. Guardem bem esses nomes, entre eles teremos grandes surpresas. POR QUÊ NO ATLETISMO, A MAIORIA DOS ATLETAS SÃO PESSOAS SIMPLES E GERALMENTE DE PERIFERIA?
È um esporte fácil de praticar e tem que gostar muito, ele é individual, depende de cada um e são dessas camadas da sociedade que encontramos essas crianças que tem muito vontade de vencer na vida e vê o atletismo como forma de auto-estima e ser mais valorizado perante nossa sociedade.
QUAL O FUTURO DO NOSSO ATLETISMO? Em Campo Mourão tem uma excelente estrutura, graças a Fecam (Fundação de Esportes de Campo Mourão ) que há vários anos tem incentivado a modalidade e aos empresários mourãoense que tem um ótima visão em investir na modalidade tirando inúmeras crianças da rua. “INVISTA NAS CRIANÇAS , PARA NÃO PUNIR OS ADULTOS NO FUTURO” .
COMO SE SENTE SENDO UM PROFESSOR DE SUCESSO E UMA CELEBRIDADE DO NOSSO ESPORTE? Fico muito feliz e agradeço a todos que me ajudaram, principalmente aos colegas da imprensa.
ÉTICA EM UMA FRASE É: de honestidade e responsabilidade.
A SUA FAMILIA É tudo na vida de uma pessoa.
TRABALHAR COM ATLETISMO É..muito gratificante.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É...como o atletismo, tudo muito rápido.
O QUE O SENHOR AINDA NÂO FEZ QUE SE TIVESSE CONDICÕES GOSTARIA DE FAZER? Ver a sonhada pista de atletismo sintética em Campo Mourão e poder coordenar um projeto com mais de 500 crianças no atletismo com ótima estrutura.
CASO FOSSE SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ESPORTES EM CM, QUAIS SERIAM SUAS PRIORIDADES? Investiria ainda mais na base , criaria pólos esportivos e tentaria aumentar o orçamento da Fecam em todos os sentidos .
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME DO CORAÇÃO Meu esporte atletismo e meu time é o Palmeiras.
CAMPO MOURÃO PODERÁ TER UM NOVO GINÁSIO DE ESPORTES? Sim, com certeza.
QUAL O MELHOR TIME QUE JÁ VIU JOGAR? E QUAIS OS MELHORES DO ATLETISMO QUE JÁ VIU EM ATIVIDADE? Seleção brasileira na Copa do Mundo em 1982. Vi pessoalmente Joaquim Cruz, Zequinha Barbosa, Elenilson, Maurren, Fabiane Muher. Sou um grande fã de Vanderlei Cordeiro de Lima, uma pessoa que tem meu grande respeito.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO? Personalidades hoje para mim são todas que trabalham no esporte com amor, mas de destaque para mim são Itamar Tagliari, Sergio Ueda (foto) e Mário Paulista, pelo que faz pelo futebol.
CITE TRÊS POLITICOS DE DESTAQUE? Álvaro Dias pelo que fez pelo esporte do Paraná, Professor José Pochapski e Nelita Piacentini - pelo esforço que está fazendo para trazer a pista sintética de atletismo para CM.
CITE TRÊS PERSONALIDADES DE CAMPO MOURÃO?
Para mim essas pessoas são personalidade pelo que fizeram por mim: professor Antonio Deoclécio, Valdeir Ferro (foto) e Mário Bertoldo.
A CAMPO MOURAO DO PRESENTE É: cidade que admiro.
A CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ: que me trará grandes alegrias.
O GOVERNO NELSON TURECK É: popular.
O GOVERNO LULA É: Oportunista.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR SUA HISTÓRIA? Emocionante - Na foto Paulinho com o ex-jogador Fred Rincon, que estava no mesmo avião voltando da Colômbia em direção a São Paulo. Rincon jogava na época, no Santos. QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG?
O dia mais belo? Hoje. A coisa mais fácil? Errar. O maior Obstáculo? O medo. O maior erro? O abandono. A distração mais bela? O trabalho. As pessoas mais necessárias ? A família.
A mais bela de todas as coisas? O amor.
“CAMINHO A GENTE ACHA , DESAFIO A GENTE ENFRENTA
DESEJO A GENTE MATA , VIDA A GENTE INVENTA
E SONHOS , BEM SONHOS , A GENTE REALIZA “

2 comentários:

  1. Caro Ilivaldo,
    Parabens pela Entrevista, um grande presente para seus leitores que têm oportunidade de conhecer um pouco mais a história do Prof. Paulinho. Pela dedicação, pela garra, pelo amor com que exerce sua profissão, o Paulinho do Atletismo é um espelho e exemplo para todas as modalidades esportivas. Abraços, JAIRO

    ResponderExcluir
  2. Ilivaldo,
    mais uma grande homenagem em vida que vc presta.
    Paulinho é um grande batalhador, incansável e inovador. Sua garra, poder de iniciativa e paixão pelo esporte são modelos a serem seguidos pelos profissionais da nossa área.
    Abs
    China

    ResponderExcluir