8 de jul. de 2009

O SUCESSO da Feira do Produtor


"Pai, hoje é terça-feira, vamos na feira?" pergunta o meu filho Ricardo, bem pertinho das 18 horas de ontem. E depois de chegar em casa, lá fomos nós, com pedidos da filha e da minha esposa em direção a tradicional Feira na Vila Urupês - uma das mais movimentadas semanalmente em Campo Mourão, ao lado do Santuário Nossa Senhora Aparecida.
E o bom da feira não é só comer aquele pastel delicioso, os espetinhos de frango e de carne, o kafta, ou churros, ou simplesmente, levar para casa verduras, mandioca, pão caseiro, entre outros, direto do produtor para o consumidor.
Bom também é encontrar os amigos que há muito a gente não vê ou quase não temos oportunidade de conversar na Capital do Centro Oeste sobre temas como futebol, política ou outro assunto do momento. É muito legal e divertido, que faz com que seja um hábito para muitos mourãoenses irem a feira toda semana, para bater papo e aliviar o estresse de cada dia.
E enquanto aguardava a fila do pastel na "Barraca das Loiras" -fazia tempo que não pegava uma fila tão grande- conversei com o empreendedor Gilberto Formentini - na foto ao lado da esposa Helena- que estão há 13 anos fazendo parte desta legião de pessoas com chuva ou sol, presentes na tradicional Feira do Produtor em Campo Mourão.
-Eu tinha horta e vinha vender verdura na feira, que era ao lado do antigo pavilhão da Igreja, onde hoje é o Santuário de N. S. Aparecida. Mas o que mais vendia era coxinha de mandioca, frita em uma só panela. E a cervejinha em lata saia muito também entre uma coxinha e outra.
- Há oito anos deixamos de vender verduras e ficamos somente com os salgadinhos, que dão bastante trabalho, mas também uma boa renda. Com a certeza de que os salgadinhos são fritos na hora e uma delícia.
- Quando o salgadinho era vendido a R$ 0,50 - hoje está R$ 1,40 - a nossa renda anual dava mais que produzir 10 alqueires de soja.
- Hoje fazemos duas feiras - aqui na Vila Urupês nas terças-feiras e lá no Centro Social Urbano às sexta-feiras. Essas duas dão trabalho praticamente a semana toda já que temos que preparar o que vamos trazer na feira. Agradecemos os nosso amigos clientes que nos dão a preferência, tanto que quando a gente não vem, eles sentem falta. E essa fila de hoje mostra bem o quando eles gostam dos nossos salgadinhos.
NOTA DO BLOG - A família Formentini abriu há poucos dias na Av. Irmãos Pereira, próximo ao Banco Itaú, a Tapiocaria Maria Bonita - mais nova opção em gastronomia na cidade como tapiocas doces e salgadas, tortas, cafés e sucos naturais, e muito mais. Este não é um comercial, apenas um incentivo a iniciativa da família em diversificar acreditando em nossa cidade e na sua gente.

6 comentários:

  1. com certeza é uma delicia este pastel.....e na tapiocaria tem pastel tb todos os dias, frito na hora hehe

    ResponderExcluir
  2. Minha família não abre mão dos salgadinhos dessa barraca, principalmente do pastel de chocolate. Sempre com um ótimo atendimento e cordialidade.

    Abraços,

    Edson e Yara

    ResponderExcluir
  3. Esses salgados são, sem dúvida nenhuma, os mais gostosos de Campo Mourão. O de carne com queijo é o meu preferido, mas a coxinha de frango tbm me deixa com água na boca. Mal posso esperar por apreciar novamente esses salgados. E agora ainda podemos degustá-los na Tapiocaria Maria Bonita. Mais uma opção para quem não tem tempo de ir a feira e que gosta de lugares com bom gosto e higiene na preparação. Vocês estão de parabéns pessoal.
    Antonio Lima

    ResponderExcluir
  4. Que alegria ver essa matéria sobre a nossa família. Com certeza esses salgados são os melhores. Sentimos muitas saudades da feira... mas desejamos que vcs tias e tio tenham muito mais sucesso tanto com a barraca quanto com a "Maria Bonita". Que temos certeza terá mais delícias ainda. Parabéns......muitos beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. João Batista L.Pereira19 de agosto de 2009 às 09:12

    Prezados senhores, em primeiro lugar quero parabenizar pelo sucesso dessa feira. Estou pesquizando sobre várias feiras de produtores, pois quero também implantar aqui no nosso município. Seria possível V.Sa. me fornecer dados sobre a organização da mesma,em detalhes,qual a participação da Prefeitura,o que seria necessário para se implantar tal empreendimento? Contando com o pronto atendimento a meu pedido,antecipadamente agradeço e aproveito para reiterar minha estima e consideração .

    Cordialmente,
    João Batista Lucero Pereira
    Sec.da Agricultura e Meio Ambiente
    Prefeitura Municipal de Capivari do Sul - RS

    ResponderExcluir
  6. João Batista Lucero Pereira19 de agosto de 2009 às 09:18

    João Batista Lucero Pereira
    Sec.da Agricultura e Meio Ambiente
    joaobatistalp@hotmail.com
    Prefeitura Municipal de Capivari do Sul - RS

    ResponderExcluir