18 de jul. de 2009

COLUNA DO NERY THOMÉ: Projeto Paraná a democracia colocada em prática

Nem a chuva foi o suficiente para diminuir o brilho do evento denominado Projeto Paraná, que trouxe a Campo Mourão diversas lideranças políticas do estado, entre as quais o Senador Osmar Dias (PDT), que juntos discutiram propostas com o intuito de viabilizar um verdadeiro plano de desenvolvimento para o Paraná em parceria com os cidadãos.
Entre os convidados, Augustinho Zucchi (PDT), Ricardo Barros (PP), Abelardo Lupion (DEM) e Wilson Picler (PDT); Fernando Scanavaca (PDT), Cida Borghetti (PP) e Douglas Fabrício (PPS), além de diversos prefeitos, vereadores e lideranças políticas de todo o Estado.
A grandiosidade da importância das reuniões do Projeto Paraná realizadas nas principais cidades paranaenses está na possibilidade que os participantes têm de apresentar o que querem para sua região, quais são os anseios dos municípios que representam e como atendê-los. É a democracia colocada em prática para que a população realmente seja ouvida, num belo e salutar exemplo de política levada a sério.
Em Campo Mourão, os participantes foram divididos em diversos grupos temáticos, entre os quais: Água e Meio Ambiente; Agricultura e Agroindústria; Habitação e Cidades; Ações Sociais, Cidadania e Trabalho; Saúde e Bem Estar; Segurança e Justiça; Esporte e Cultura; Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Turismo; Educação e Tecnologia; Administração e Finanças; Juventude; e Mulheres. São assuntos que, se de um lado são atuais, como a questão do meio ambiente que finalmente parece ter sido colocado no foco de nossas instituições nos últimos anos, há outros tão importantes quanto, como a segurança, o desenvolvimento e a educação.
Os potenciais econômicos do município e região também tiveram um enfoque especial nas discussões setoriais do Projeto Paraná, pois nossa vocação foi discutida com propostas visando incrementar a agroindustrialização. Entre os assuntos debatidos pelo Senador, o investimento na construção de uma ferrovia entre Campo Mourão e Maringá, mesmo que seja através da iniciativa privada, pois, além de ser um sonho antigo para os moradores da região, a ideia visa promover um meio transporte de qualidade, com maior economia e velocidade.
O Senador também citou a possibilidade de transformar a região num pólo de confecções, para aproveitar a oportunidade de sua proximidade com cidades já líderes no setor, como Maringá e Cianorte.
Ao discursar para um plateia atenta, o Senador deixou claras as intenções do Projeto Paraná. “A comunicação direta com a população é muito importante no acompanhamento do trabalho de todo homem público e se fortalece ainda mais com as discussões que tratam do futuro do nosso Estado. O nosso principal objetivo é o bem estar do nosso povo e a construção de um Paraná melhor para todos”, declarou.
O Projeto Paraná é uma oportunidade não apenas conhecer o Paraná que temos, mas o Paraná que queremos, através da elaboração de um plano de governo que não parta da cabeça e dos interesses de um grupo político, mas dos anseios das regiões e sua população, pois é a comunidade que sabe o que é o melhor para sua realidade.
Sim, o Projeto Paraná é um evento político, e nos orgulhamos de fazer parte dele, afinal, citando Bertold Brecht, o pior analfabeto é o político, que não sabe “que de sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio”.
Nery Thomé é jornalista e engenheiro agrônomo, e escreve aos sábados no jornal Tribuna e neste BLOG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário