11 de jul. de 2009

COLUNA DO NERY THOMÉ: Projeto Paraná e a importância para CM


Diariamente, nas ruas das cidades, nos pontos de encontro, nas conversas entre amigos, embora muitos insistam em dizer que não gostam de política, o assunto acaba sendo o foco de nossas atenções, infelizmente, por motivos nem sempre os mais nobres, como escândalos, corrupção e denúncias contra nossos representantes.
Mas, num país democrático, a participação da população nas decisões que motivam aqueles que foram eleitos para representá-la deveria ser muito mais ampla, muito além de apenas digitar o voto em uma urna eletrônica. Uma participação mais concreta é necessária e ela pode ser feita através de variadas propostas que visam melhorar ainda mais o exercício da democracia, desta feita também por nós cidadãos.
Entre os diversos mecanismos da democracia direta e participativa, estão os eventos suprapartidários, onde representantes de diversos partidos, população em geral e autoridades se reúnem para discutir assuntos que dizem respeito a toda comunidade.
No dia de hoje, 11, a cidade de Campo Mourão irá receber um destes chamados eventos suprapartidários. O chamado “Projeto Paraná” é uma proposta do Senador Osmar Dias (PDT-PR) cujo objetivo é formular o mais amplo e democrático plano de governo já idealizado para o Estado, visando às eleições para o Governo do Estado em 2010.
Conforme as próprias declarações do líder do PDT no Senado Federal, o objetivo do encontro que já foi realizado em outras cidades do estado, é transformar o sonho dos paranaenses em realidade. “Chegamos a uma região de extrema importância pelo seu perfil agroindustrial, mas que carece ainda de serviços públicos de qualidade e uma infraestrutura adequada para o desenvolvimento desses municípios. Mas queremos ouvir o que a população pensa e almeja para que possamos assumir um compromisso de trabalhar em benefício dessa região a partir de 2010”, declarou.
Durante o evento, os partidos terão condições de avaliar os anseios da população visando construir um Plano de Governo que atenda as reais necessidades dos paranaenses.
Serão formados grupos de debate que irão tratar das propostas para diversas áreas, entre as quais o meio ambiente, educação, saúde, segurança, agroindústria, agricultura familiar, gestão de serviços públicos, finanças e investimentos, habitação, emprego e infraestrutura. Após formuladas as propostas, as mesmas serão avaliadas pelo PDT do Paraná e as mais exequíveis farão parte do Plano de Governo.
Portanto, é imprescindível a participação da população de nossa cidade do Projeto Paraná, cuja reunião acontece na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão, a partir das 08:30 horas de hoje, pois os projetos e programas que nossa população necessita não se concretizam com discursos e promessas políticas, mas sim através da compreensão da realidade de cada região, de seus anseios e suas necessidades.
Para participarmos do processo político que gira a roda do desenvolvimento no nosso país, é preciso ser muito mais que meros expectadores e comentaristas. Precisamos deixar claro o que precisamos e o que queremos para nossa região.
Neri José Thomé é engenheiro agrônomo e jornalista, escrevendo aos sábados no jornal Tribuna do Interior e no BLOG DO ILIVALDO DUARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário