24 de jun. de 2009

PAPO DE ROTARY III com Gilberto Guarido, do "Araucária"


Na segunda-feira (22/06) este BLOG iniciou a série "PAPO DE ROTARY" com o objetivo de apresentar os novos presidentes de cada um dos cinco clubes de serviços rotarianos em Campo Mourão. Eles serão empossados oficialmente sexta-feira, 26 de junho, por José Claudinei Rocco, de Cianorte, governador do Distrito 4630,
Na segunda-feira, Antonio César Marini, do Rotary Verdes Campos. Ontem, David Camargo, do Rotary Gralha Azul e hoje é a vez de Gilberto Guarido, do Rotary Araucária, -na foto ao lado da esposa Marlene- para que você amigo deste BLOG conheça um pouco mais sobre o movimento rotário de Campo Mourão. Boa leitura!
Sou Gilberto Guarido, presidente do Rotary Araucária na gestão 2009/2010. Sou engenheiro agrônomo e trabalho na Coamo desde 1984 e sou u sócio fundador do Rotary Araucária e como os demais, fui convidado por integrantes do Rotary Verdes Campos.
Meu primeiro contato foi através do Rotaract Club, que é uma das alas jovens do Rotary. Tive a oportunidade de participar do Rotaract, sendo eleito Presidente e posteriormente, representante Distrital que é o maior cargo do nosso Distrito.
Como rotaractiano viajei para Asuncion, no Paraguay e a diversas cidades do Chile e da Argentina, tendo contatos com clubes, rotaractianos e rotarianos destes países. Participei ainda do Intercâmbio de Grupo de Estudos, permanecendo 40 dias nos Estados Unidos como Embaixador de nossa cidade. Lá conheci diversos Clubes de Rotary, muitos rotarianos e suas famílias, e ainda participei da Convenção Internacional de Rotary realizada em 1992 na cidade de Orlando, na Flórida.
Todos estes contatos mostraram a grandiosidade da Organização, seus princípios, a valorização da ética, o aprendizado da liderança e a oportunidade de servir aos nossos semelhantes na construção de um mundo melhor.
Nosso clube foi fundado em 1998, possui 24 sócios entre homens e mulheres de várias profissões. Realizamos várias atividades junto à comunidade e também promoções com a finalidade de auxiliar entidades como a Comunidade Terapeutica Redenção (CTR), o Lar Dona Jacira, a Apae, a Casa de Apoio aos Doentes de Câncer e outros. E nossa próxima promoção é o Café Rural que será servido no Parque de Exposições por ocasião da Festa do Carneiro no Buraco.
Equipe do Rotary Araucária no "Café Rural" do ano passado em CM
Na gestão 2009/10 substituirei a companheira Vera Bout dos Santos. O slogan de nossa gestão é "O futuro do Rotary esta em suas mãos" e nosso maior desafio é justamente fortalecer o nosso clube, abrindo oportunidade para outras pessoas integrarem-se a este grupo de líderes de nossa comunidade. Nossa sociedade está carente de organizações que promovam a ética e participar de um Rotary Club nos dá esta oportunidade.
A nível global nossos desafios são a erradicação do analfabetismo, a erradicação da Polio Plus e a conservação do meio ambiente, especialmente dos recursos hídricos.
O Rotary Araucária é relativamente pequeno em número, mas constituido de um grupo de amigos que está sempre reunidos às quartas-feiras e mobilizados para a ação.
O Rotary em Campo Mourão conta com grande respeito tanto em nossa cidade, como em outras do nosso distrito. A tendência é aumentar este reconhecimento à medida em que possamos divulgar mais nossas ações e atividades junto à comunidade.
O recado que deixo aos leitores deste Blog agradecendo esta excelente oportunidade é que conheçam o Rotary Club e participem de nossas promoções na certeza de que seus resultados serão muito bem aplicados. E quando convidado a participar de um Rotary, analise com carinho, pois é uma boa oportunidade que alguém lhe está proporcionando. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário