28 de mai. de 2009

PAPO DE MÍDIA: Mourãoense no Congresso de Radiodifusão em Brasília


O mourãoense Eloi Ricardo Bonkoski (foto), diretor das Rádios Musical FM e Terra FM, esteve de 19 a 21 deste mês em Brasília, partiicpando do 25º Congresso Brasileiro de Radiodifusão.
Mais de mil radiodifusores assistiram palestras de vários estados brasileiros e também dos Estados Unidos, Inglaterra e França. O vice-presidente da República, José Alencar esteve na abertura.
No Congresso Brasileiro foram debatidos diversos temas de nosso interesse como mídias e novas tecnologias, radiodifusão comunitária e ilegal, rádio e TV Digital, o Futuro do rádio, entre outros. "Aprendemos bastantes, e saimos de Brasília com a certeza de que, apesar dos recentes avanços tecnológicos em outras mídias, o rádio poderá continuar ainda por muito tempo, sendo o veículo de comunicação mais ágil, dinâmico e presente na vida das pessoas", afirma Eloi Bonkoski.
PAIXÃO VEM DE BERÇO - Eloi Bonkoski é um dos netos de
Estefano e Tecla Bonkoski, e um dos filhos de Ervin Bonkoski (foto)-
um dos advogados e radialistas mais experientes do Paraná, que está na historia do rádio paranaense. Ervin foi proprietário da Rádio Difusora Colméia de Campo Mourão e da Rádio Goioerê, nas décadas de 60 e 70, e é diretor da Rádio Colombo de Curitiba - a terceira emissora mais antiga do Paraná, que foi fundada em 1955-.
Na Colombo, ele apresenta há 42 anos, sempre às 18 horas, o programa “A Hora do Ângelus” - um dos programas mais antigo da radiodifusão paranaense.
Formado em Direito, Jornalismo e Ciências Contábeis, Ervin Bonkoski foi presidente da Federação Paranaense de Basquetebol em 1981, deputado estadual de 1983 a 1987, e deputado federal por dois mandatos (1987/91 e 1993/95), inclusive sendo deputado constituinte.
No acervo do historiador Pedro da Veiga, foto de 1970 os radialistas em confratenização: Pedro da Veiga, Erwin Bonkoski, Doracy Scorsato,Brasilisio Pereira de Lima (Zé Mané), Wille Bathke Jr. e Antonio Reinisz.
HISTORIA - Enquanto inaugurava as novas instalações da Rádio Colombo em Curitiba, Ervin Bonkoski, devoto convicto de Nossa Senhora de Guadalupe, estabeleceu dentro dos estúdios da rádio uma capela em louvor à Santa Patrona das Américas. Segundo o site da Rádio Colombo, foi nesta época que ele recebeu das mãos do Monsenhor Bernardo José Krasinski, então vigário da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, a doação da efígie da santa, vinda de Roma e abençoada pelo Papa João XXIII. A chegada da imagem trouxe grande repercussão na cidade.
Na imagem vitrais da capelinha na Rádio Colombo, em Curitiba, que é local de romaria há muitos anos na capital do estado.
FILAS E DEVOÇÃO - Em maio de1968, ocasionalmente, muitas pessoas foram levar flores e rezar na capelinha de Nossa Senhora de Guadalupe, a ponto de se formar uma fila nas escadarias e pela galeria, onde a Romaria em devoção à Virgem de Guadalupe estendeu-se por todo o mês. A cada ano aumentava o número de féis, até ficar estabelecido que a Romaria fosse realizada na última sexta feira de maio. Já em 1978, segundo estimativas da imprensa, mais de 30 mil pessoas compareceram ao evento. O que começou inesperadamente prosperou e transformou-se num grande acontecimento no cenário religioso de Curitiba.
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DE GUADALUPE
Ó gloriosa Mãe de Deus,
Nossa Senhora de Guadalupe,
padroeira da América Latina:
Abençoai esta casa e a família que aqui reside.
Protegei nossos filhos, livrando-os das maldades e dos perigos deste mundo.
Guardai nosso lar, escondendo-o dos olhos dos maus.
Que nesta casa o nome de Deus seja sempre invocado com respeito e amor.
Que os seus mandamentos sejam observados com fidelidade.
Que vosso bendito nome, ó Mãe querida, seja sempre lembrando com muita devoção.
Que a palavra de vosso Filho Jesus seja sempre meditada e seguida todos os dias de nossa vida.
Honra, louvor e glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo: Trindade Santíssima. Amém.




2 comentários:

  1. Minha localidade é devota de nossa senhora de Guadalupe pois é a nossa padroeira fazemos todo ano seu novenario de 02 a 12 de dezembro.

    ResponderExcluir
  2. Ao lado de Erwin - responsável pelas romarias -testemunhei esse fato religioso extraordinário em Curitiba, a serviço da Rádio Colmeia de Campo Mourão.

    Parabéns pelo registro.

    Wille Bathke Jr

    ResponderExcluir