20 de mai. de 2009

PAPO DE IMPRENSA: Em Brasília, Nery Thomé assume hoje a ADI-Brasil


O mourãoense de coração, Nery José Thomé, engenheiro agrônomo e jornalista, diretor do jornal Tribuna do Interior, assume hoje em Brasília a presidência da Associação Nacional dos Jornais Diários do Interior do Brasil, em solenidade que contará com autoridades na Capital Federal.
Em entrevista ao BLOG,
Nery Thomé conta mais sobre este desafio
e o papel da ADI-BR. Confira.
A ADI-PR é a associação que congrega os jornais com circulaçao diaria do interior do Paraná. Atualmente temos 16 jornais associados, para entrar na associação, o estatuto exige no mínimo dois anos de circulação como jornal de circulação diaria ininterrupta e aceitamos apenas um jornal diário por cidade (onde existem mais de um).
Como a ADI-PR tem 17 anos de existência e quando a fundamos temos os jornais líderes de circulação em cada praça como sócios. Sua função é a representação política institucional dos associados. São sócios os jornais Tribuna do Interior, O Diário de Maringá, entre outros.
A ADI- Brasil congrega os jornais associados, as ADIS dos estados do PR,SC,RS,MG,BA E RJ. O mandato é de uma ano com possibilidade de no máximo uma reeleição. Foi feito assim, pois cansam as viagens constantes a Brasilia e é uma atividade voluntária, sem remuneração. Eu fui o primeiro presidente da ADI-BR e fui reeleito, e agora voltei à presidencia. São 71 jornais em âmbito nacional e a posse será na quarta (hoje) no mesmo dia da Frente Parlamentar da Mídia Regional, que foi motivada pela ADI-Brasil para dar suporte a importância da mídia do interior do Brasil.
A missão da ADI-Brasil é manter a representatividade política alcançada pela entidade e tentar estreitar os laços comerciais entre as mídias públicas e privadas com os jornais associados a entidade. Ao mesmo tempo mostrar ao mercado que existe um interior rico e forte nos estados onde temos ADIS, tentando desmistificar que somente existe imprensa escrita com qualidade nas capitais.
Não é a primeira vez que sou presidente da ADI-Brasil, pois sou fundador e já fui presidente por dois mandatos e estou no meu terceiro mandato, até abril de 2010.
O momento dos jornais do interior é o melhor da historia pois conseguimos ser reconhecidos já no final do governo FHC como uma mídia viável, organizada e com qualidade, por parte do governo federal. De lá para cá temos estreitado laços com o governo federal, o qual na gestaõ do atual presidente voltou seus olhos para o interior e tem empregado os jornais diários do interior como uma mídia útil para levar suas politicas públicas as populações interioranas. Nossa principal preocupação é manter e melhorar este relacionamento e estreitar o relacionamento com a iniciativa privada.
Sempre falo que um jornal de circulação diária de uma média cidade do interior brasileiro não é levado em conta pelos governos e pelos grandes anunciantes- quer públicos ou privados, mas quando falamos em 71 jornais, a coisa muda.
NOTA DO BLOG: obrigado Nery Thomé, votos de uma gestão exitosa a frente da ADI-Brasil

Um comentário: