11 de mai. de 2009

O VALOR DO NOSSO FUTSAL: troféu Tocando de Primeira para a Família Tagliari


Para homenagear as mães na figura da dona Íris Lorenzoni Tagliari e por extensão, reconhecer a historia e o valor de uma das famílias mais tradicionais de Campo Mourão, a Tagliari - responsável pelo surgimento e elevação do futsal em nossa cidade e no Paraná-, o programa Tocando de Primeira, edição 822, de sábado (09 de maio) na Rádio Rural AM, entrará para a galeria dos programas mais emocionantes que apresentei nos meus 24 anos de atuação na imprensa mourãoense.
Com inteira justiça e apoio dos Troféus e Brindes Coelho, prestamos junto com a rádio Rural AM no sábado homenagem à Família Tagliari, com a entrega do troféu Tocando de Primeira a dona ìris e aos filhos Carlão, Sônia, Luisinho e Itamar, que comparecendo ao programa, recebeu todos os cinco troféus em nome da mãe e dos irmãos.
No segundo tempo do programa, tive o privilégio de entrevistar ao vivo no estúdio número número 1 da Rural AM, o professor Itamar Tagliari, os desportistas Edvaldo Goudinho Lopes, o "Futrika" e Pedro Cordeiro, e o empresário Tauillo Tezelli, que viveram e relataram como foi o início e vários momentos da historia gloriosa da Associação Tagliari.
No programa, do qual entrevistei também por telefone, o fixo Antonio Admir Fuzeto, o "Beline" e o pivô Luisinho Lima, que foram campeões por várias vezes vestindo a camisa tricolor da Tagliari, além da própria matriarca da família, dona Íris - fato raro na imprensa-, fica a certeza de que 70 minutos foi muito pouco para contar o lado bonito e romântico do nosso futsal, dos títulos e das peripécias que um grupo de amigos e irmãos realizou sob o olhar atento e a liderança do casal Itacyr e Íris Tagliari.
Foi de dona Íris, a ideia no Natal de 1966 para que seus filhos jogassem futebol e futsal, juntos num mesmo time, e que levassem o sobrenome da família "Tagliari". Assim foi o início da Associação Tagliari, que foi concretizada através do seu progenitor Itacyr Tagliari, providenciando os materiais para os treinamentos.
Esta historia e a da cancha Itacyr Tagliari não param por aqui, voltaremos ao assunto.
Viva a Associação Tagliari!
Futrika, Itamar, Pedro Cordeiro e Ilivaldo, ao final do Tocando de Primeira, no dia 9 de maio de 2009
O jornalista Antonio Luiz de Matos, redator-chefe da recvista “O Radar em Páginas”, em outubro de 1975, escreveu: “Com a Tagliari o futebol de salão de Campo Mourão passou por uma acentuada metamorfose em todos os sentidos. Ganhou muitos títulos e elevou o nome da família Tagliari e da nossa cidade...”

Convidados no programa Tocando de Primeira 822 na rádio Rural AM

2 comentários:

  1. O Ilivaldo Duarte de forma sábia realizou a homenagem a Família Tagliari que tantas glórias trouxe para Campo Mourão, por meio do seu Programa Tocando de Primeira, que além de alcançar a intelectualidade, a emoção, chega na alma humana.

    Parabéns, Ilivaldo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog Ilivaldo!!
    Sempre acompanhamos este espaço para ficar por dentro do que acontece no esporte mourãoense!

    Enviamos um parabéns especial para essa homenagem à Associação Tagliari, que nos deixa tão honrados em fazer parte dessa família, mesmo que a gente só conheça a Associação através das histórias que ouvimos. E essa, com certeza, é mais uma forma de conhecermos um pouco mais da história da família Tagliari e do futsal mourãoense.

    Parabéns, Ilivaldo.

    ResponderExcluir