14 de abr. de 2009

Opinião José Turozi *: A inclusão social através do esporte


No período de 17 a 21 de abril próximo, teremos a realização da 18ª Olimpíada das Apaes do Paraná, na cidade de Campo Mourão. Mais de mil atletas especiais estarão disputando 10 modalidades esportivas, tais como: Atletismo, Basquetebol, Capoeira, Futebol de Campo, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez.

Há mais de 20 anos acontecem as Olimpíadas das Apaes, que têm como objetivos: a) Favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência mental e sua integração na sociedade, pela pratica esportiva adequada às suas necessidades especiais; b) Estimular a ação participativa e integrada de atletas, profissionais dirigentes, famílias, e comunidade durante a realização da Olimpíada e posteriormente a ela; c) Estimular a participação de atletas de várias idades; d) Proporcionar atividades que contribuam para o aprimoramento psicomotor dos atletas; e) Favorecer aos atletas a aquisição de experiências que venham enriquecer seus conhecimentos e facilitar sua relação com o meio em que vivem dessa forma contribuindo para o exercício de sua cidadania; f) Propiciar o intercâmbio técnico e de gestão entre profissionais e dirigentes, visando à valorização da Educação Física em todos os meios educacionais; g) Contribuir para a integração dos dirigentes, famílias, profissionais.
A Rede Apae, reconhece a Pessoa com Deficiência como um ser produtivo, inteligente e criativo, e as Apaes vem investindo no desenvolvimento das várias potencialidades nas áreas da educação, esportes, lazer, cultura e artes.
Especificamente na área de esporte e lazer, todos os esforços desenvolvidos pelo movimento Apaeano para inclusão social por meio do esporte, vêm se consolidando com a realização das Olimpíadas.
No passado, as pessoas com deficiências, eram consideradas doentes e incapazes e deveriam ficar isoladas para tratamento de saúde. Posteriormente passou-se para a fase da ajuda e da assistência social. Após a Declaração de Salamanca e da Constituição Federal, passou para a fase dos direitos iguais para todas as pessoas, quaisquer que sejam as suas limitações ou incapacidades. É a época dos direitos e liberdades individuais e universais. No momento atual busca-se a igualdade de oportunidades, e de integração das pessoas com deficiências.
A sociedade deve reconhecer as pessoas com deficiências como seres com determinadas limitações, pois não há pessoas imprestáveis, mas pessoas mal treinadas, mal utilizadas, e mal valorizadas.
A Rede Apae lançou para o ano de 2009 o slogan: "Quebre a resistência e tome uma atitude: Construa Acessibilidade para a Pessoa com Deficiência Intelectual". Assim, há que se refletir sobre a necessidade de construir acessibilidade às pessoas com deficiências, proporcionando à elas o direito de ir e vir e o acesso fundamental à Educação, Esporte, Lazer, Saúde, Trabalho, Assistência Social, e dotar de acessibilidade nas escolas, ruas, calçadas, praças, nos ginásios de esportes, no comércio, na indústria, nas igrejas e templos, nos locais de lazer, enfim em todos os espaços públicos. Desta forma estaremos proporcionando a inclusão social, e construindo uma sociedade mais justa e humanitária.
* José Turozi - Presidente da Federação das Apaes do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário