3 de abr. de 2009

JOGO RÁPIDO com a psicóloga JULIETA LIMA


Amigos leitores do BLOG DO ILIVALDO DUARTE, você sabe quais são as características que uma pessoa interessada em se formar no curso de Psicologia deve ter? E qual é a tendência do mercado profissional?
E mudando de assunto, você sabe quantos são os assinantes da TV a Cabo em Campo Mourão e quais os planos da Plug para o futuro?
As respostas dessas e de outras perguntas você vai ler abaixo no JOGO RÁPIDO desta sexta-feira com a psicóloga e gerente Administrativa da Plug TV a Cabo de Campo Mourão, Julieta Lima.
Julieta, você é psicóloga há quantos anos, como nasceu esta vocação e desde quando está em Campo Mourão? Formei-me na UEL (Universidade Estadual de Londrina) em dezembro de 1985. Desde os meus 12 anos pensava em ser psicóloga, pois sempre gostei de ouvir e procurar entender as pessoas. Então, já no primeiro grau comecei a ler sobre assuntos relacionados à área e cada vez mais fiquei interessada. Tanto é que nunca fiz vestibular para outro curso.
Já no final do curso e logo depois de formada, comecei a ter mais afinidade com a área de empresas, iniciando minha vida profissional com trabalhos de consultorias e treinamentos, bem como com um curso de especialização na área de administração de Recursos Humanos (RH). A minha chegada em Campo Mourão foi especialmente para trabalhar na Coamo, em outubro de 1987, na área de Seleção e Acompanhamento de Pessoal. Vislumbrei na empresa e na cidade, grande potencial para aprender e desenvolver-me pessoal e profissionalmente. Trabalhei na Coamo durante 13 anos, empresa da qual tenho muito orgulho e sai para abrir minha própria empresa de Consultoria e Treinamentos, que mantenho até hoje prestando serviços principalmente através de parceiros como o Sebrae-Pr.
Ser psicóloga é ser ... Curiosa, o psicólogo tem que ter uma curiosidade “boa e produtiva” em relação às pessoas, aos por quês, ao conhecimento. Ser curioso é estar disponível para entender a situação e o outro, em busca de soluções.
Com toda essa sua experiência, qual é o seu recado para quem pensa e quer ser psicóloga? E porquê a maioria da classe é formada por mulheres? Sinto-me plenamente realizada na minha profissão. A tendência do mercado está bastante favorável para os profissionais de psicologia, como para toda a área das Ciências Humanas, pois estamos na era do resgate do ser humano, em sua totalidade. Para quem quer seguir esta profissão eu digo que tem que gostar de “gente”, ter boa dose de determinação, dinamismo, curiosidade e resistência à frustração.
Quanto à classe ser formada na maioria por mulheres, acredito que esta realidade está mudando, mas até há pouco tempo acreditava-se que “psicologia” era uma profissão de mulher, talvez por ser da área de Humanas.
Julieta, mudando da água para o vinho, atualmente você gerência a Plug TV a cabo em CM. Como é esse trabalho no dia-a-dia? Ele está relacionado com a psicologia? Sim, desde 2005, além das atividades da minha empresa de RH, também gerencio a Plug TV por assinatura. Foi um novo desafio para mim. Comecei na Plug como consultora e depois veio o convite para gerenciar. É uma empresa muito dinâmica, onde a todo momento há novidades. Trabalhamos com pessoas, prestando serviços de TV a cabo e internet, disponibilizando ao assinante conhecimento, cultura, informação e entretenimento.
Penso que tem tudo a ver com a minha formação profissional, bem como com a área que me especializei (RH) . Este cargo está vindo também agregar à minha formação novos conhecimentos, sobre áreas onde antes tinha menos contato, como Financeira, Marketing, Vendas e Técnica.
Quantos assinantes tem a TV a Cabo hoje em CM? E a previsão para os próximos meses? Atualmente temos mais de 3.000 assinantes e nossa previsão não é necessariamente ampliar a base de assinantes, mas sim em fidelizar e investir em novas tecnologias, melhorar cada vez mais e diversificar os serviços prestados.
Quais as novidades da TV a Cabo para os mourãoenses? Com estes novos investimentos em nossa rede e com a implantação de novas tecnologias como o HPNA, teremos muito mais possibilidades de fornecer serviços “ na rede”, como a transmissão de dados, imagem e voz. Aguardem, vem muito mais por aí.
Julieta, agradecendo a sua participação no BLOG DO ILIVALDO DUARTE, deixe um recado para os leitores e também para os amigos e quem te admira. Primeiramente, gostaria mais uma vez de agradecer o seu convite e agradecer também à todos aqueles que lêem o seu BLOG e compartilharam comigo um pouco de minhas percepções e da minha história. Quero também me colocar à disposição para quem quiser mais informações – sobre a Plug e sobre a profissão de psicóloga. Valeu, muito obrigada.

2 comentários:

  1. Adorei ver a Julieta no seu Blog! Já assisti à varias palestras Dela,sou fã de carterinha!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Quero ficar atenta as palestras da Julieta em Cpo Mourão!

    ResponderExcluir