23 de abr. de 2009

IMAGENS DE CAMPO MOURÃO, por Juma Durski


João Marcos Durski, ou simplesmente "Juma Durski" é um dos pioneiros na postagem de vídeos na Internet, e uma das pessoas que passei a admirar pela qualidade do seu trabalho ou como ele mesmo faz questão de dizer: "um hobby", pela postagem no seu orkut de imagens da nossa cidade - de ontem e de hoje- e de pessoas que são verdadeiras celebridades , que fizeram e fazem uma cidade gostosa de se viver.
Juma Durski, na foto ao lado das suas filhas Vanina e Lorine, conta como é esta diversão e um pouco da sua vida, em "Imagens de Campo Mourão, por Juma Durski" cuja coluna com a sua autorização foi criada hoje e será postada com regularidade aqui no BLOG DO ILIVALDO DUARTE.

Juma Durski é João Marcos Durski, nascido em Campo Mourão em 15/08/1953, na rua São Josafat, esquina com Av. Cap. Indio Bandeira. Sou Engenheiro Agrônomo, viúvo e atualmente dedico-me a trabalhos para terceiros na internet.
Meus pais chegaram aqui, vindos de Irati, em 1951, e iniciaram comércio de Peças e Acessórios para veículos, com o nome de Durski & Silva Cia. Ltda

Comecei a postar vídeos quando estava no Mato Grosso. A Internet é meu hobby, e estou nisso há 11 anos. Tenho 1603 vídeos publicados no Videolog do Uol, e estamos chegando a 1 milhão de acessos. Aumentei a postagem no Youtube, para divulgar Campo Mourão, pelo Orkut. Todos podem participar do orkut Campo Mourão, e podem enviar fotos antigas da cidade, familias, etc.

Sinto-me bem, e gratificado por ter criado esse orkut, pois todos os participantes gostam e comentam positivamente. As pessoas que quiserem participar podem procurar pelo orkut Campo Mourão - Paraná, ou solicitar adição pelo perfil : http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=15505364652938241936
O e-mail para contato é juma.com@gmail.com

Uma das minhas paixões é o Rock `N ´Roll clássico.Tenho mais de 580 vídeos de Rock no Videolog do UOL. http://videolog.uol.com.br/jumadurski

Ilivaldo, o seu blog está indo bem. Em minha opinião poderia variar mais os assuntos, e diminuir artigos sobre futebol, pois há diversos blogs falando desse esporte. E, seu conhecimento em jornalismo permite postar artigos diferenciados, com qualidade.

A foto que segue abaixo e inaugura a coluna "IMAGENS DE CAMPO MOURÃO POR JUMA DURSKI" " é onde hoje está a praça Getúlio Vargas. O ano é 1949, e entre os carros, após o poste, era uma Raia de Cavalos.
Os dados da foto: "Antes da construção da Praça Getúlio Vargas. Raia de cavalos, corriam na pista entre os carros, após o poste. A casa maior à direita com Sóton, era o Hotel Central. Acima, na casa branca, a Sapataria Paulista. A primeira casa à esquerda (com pessoas na porta) a Loja Iracema.Bem a esquerda, era propriedade de Jeremias Cilião de Araújo, hoje Prédio dos Casali."

Na foto que abre a coluna, Juma está ao lado de suas filhas Vanina e Lorine. Vanina faz doutorado em Engenharia de Produção Agroindustrial na UFSC, e a Lorine concluirá em 09 de maio próximo, o curso de International Bussinnes, pela Barry University de Miami.

NOTA DO BLOG: Parabéns Juma, excelente, depois que conheci o seu trabalho pelo orkut fique leitor assíduo. Mais um mourãoense de talento e apaixonado por esta terra, a Capitadl do Centro-Oeste do Paraná. Viva! Este BLOG e este blogueiro são parceiros para valorizar o bem e destacar as coisas boas da nossa gente e da nossa terra. Viva, de novo!
E de brinde, do orkut do Juma, segue uma foto de décadas anteriores da praça Getúlio Vargas.

6 comentários:

  1. Nessa época tinha até banda que tocava todos os domingos....é saudade pura.

    ResponderExcluir
  2. Essa foto foi cedida por Pedro da Veiga - Historiador Mourãoense.

    ResponderExcluir
  3. Olá Juma Duski, você nem magina o quanto me fez feliz qunando descobri suas postagens sobre Campo Mourão no YOUTBE, e aida mais vc divulgando esta linda cidade onde passei minha infância. Minha época de criança eu passei lá no no Bairo do Lar Paraná.Meu nome é Edson Pedrozo Macahdo, Filho d Divonzir Aguiar Machado e Laurita Pedrozo Machado. Meu Pai trabalhou no DER, na época o Engenheiro Dr. Aramis Meier Costa, isso era início dos anos 70. O prefeito era Algustinho Veque. Hoje moro na cidade de Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba.Meu endereço no Orkut é (epmachado@yahoo.com.br), manad pra mim fotos de Campo Mourão eu irei ficar muito contente. Tudo de bom pra você.

    ResponderExcluir
  4. Essa foto não foi cedida por Pedro Veiga. Essa foto foi cedida por José Chicoski.

    ResponderExcluir
  5. oLÁ FIQUEI MUITO EMOCIONADA DE REVER cAMPO mOURÃO MOREI MUITOS ANOS NO BAIRRO LAR PARANÁ,MORAVA BEM EM FRENTE A PRAÇA ESTUDEI NA ESCOLINHA QUE TINHA BEM NO MEIO DELA E DEPOIS NO COLÉGIO DOM BOSCO,SAÍ DAÍ EM 86 NUMCA MAIS VOLTEI,SABE QUE SONHO QUE ESTOU PASSEANDO NA PRAÇA E CHORANDO LEMBRANDO... EU BRINCAVA AQUÍ E ALÍ NO CORETO ELE AINDA EXISTE?

    ResponderExcluir