26 de abr. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: José Turozi



Neste domingo, 26 de abril, JOSÉ TUROZI, londrinense de nascimento e mourãoense de coração há mais de 20 anos, que pela primeira vez preside a Federação das Apaes do estado do Paraná, é homenageado na ENTREVISTA DE DOMINGO do BLOG DO ILIVALDO DUARTE.
No início do ano de 1976, ele veio trabalhar na Acarpa, hoje Emater-PR. Em 1986 fui convidado por um grande amigo (in memorian) José Wierchon, presidente da Apae na época, para ser seu vice-presidente. Fizemos o projeto da Apae ubana, e no final de 1990, assumi a presidência da Apae e o José Wierchon, era o Vice.
Confira a ENTREVISTA DE DOMINGO para saber o que pensa este mourãoense de coração, que fez e faz uma bonita historia a frente de uma das Apaes mais estruturadas do interior do Paraná, que atende diariamente mais de 250 pessoas na sede urbana, sem contar a Apae Rural, para mais 140 pessoas na área de Educação Profissional.
Um ótimo domingo, excelente reflexão e um Viva Especial a todos aqueles que colaboram e se dedicam direta ou indiretamente para o sucesso da Apae Campo Mourão.
ENTREVISTA DE DOMINGO
Quem é José Turozi? Nasci em Londrina em 15/03/1950, tenho 59 anos, sou filho de agricultores (Artur Turozi e Letícia Bonadio). Residi e trabalhei em um sítio até a adolescência no município de Cafeara e depois em Lupionópolis. Sou casado com Marilda e tenho duas filhas (Flávia e Fabíola) e um filho (Alexandre). Mudei para Campo Mourão em 1976, vindo trabalhar na Acarpa, hoje Emater Paraná, na função de Gerente Administrativo do Escritório Regional da empresa.
Turozzi ao lado da esposa e dos filhos
Onde o Senhor estudou e iniciou sua vida profissional? Iniciei meus estudos primários em Cafeara onde morava e trabalhava no sítio de meu pai; depois mudei para Lupionópolis, continuando os estudos e trabalhei na agência do Banco da Província do Rio Grande do Sul. Formei-me Técnico em Contabilidade, e em 1969 fui trabalhar em Londrina. Em 1971 iniciei o curso de Economia na UEL que conclui em 1974. Trabalhei em várias empresas e também com contabilidade pública e privada na cidade de Londrina.
O que o Senhor faz hoje profissionalmente? Hoje estou aposentado pela Emater, mas após cumprir meu mandato na Federação das Apaes, quero concluir meu curso de Direito (tranquei matrícula), e abrir meu escritório.
Como foi o início de tudo e essa relação com a Apae? Iniciei minha participação na Apae em 1986, quando fui convidado por um grande amigo (in memorian) José Wierchon (presidente da Apae na época), para ser o seu vice-presidente. Fizemos o projeto da Apae Urbana, e no final de 1990 assumi a presidência da Apae e o José Wierchon era o vice. Era para que nós ficássemos trocando de cargo, para não sobrecarregar um ao outro. Entretanto o José Wierchon veio a falecer num trágico acidente na estrada para Curitiba, e assim continuei presidente até o ano de 2002. Fui Delegado Regional das Apaes e ajudei na fundação das Apaes de: Mamborê, Barbosa Ferraz, Iretama, Roncador, Nova Cantú, Janiópolis, Fênix, Luiziana, Mato Rico e Altamira do Paraná. Em 1997 compramos uma chácara com aproximadamente 80.000 m2 a qual denominamos Apae Rural.
Anteriormente não conhecia a Apae, mas depois que comecei a participar da diretoria, fui arrebatado por um sentimento de amor e de paixão pela causa e que poderia com minha experiência administrativa e financeira ajudar aquelas pessoas especiais.
Encontro na Apae de Bom Sucesso do Sul
Qual o seu esporte preferido? Qual o seu time do coração e o maior ídolo desse time? Gosto de Futebol como todo brasileiro, torço sempre para nossa seleção brasileira, mas também aprecio o Basquete, pois o meu filho foi jogador em Campo Mourão. Sou torcedor do Santos, mas não fanático, pois o maior ídolo deste time é o Pelé. Gosto muito também de pescar. Como era a estrutura da Apae em anos anteriores? E hoje? Na época, a estrutura da Apae era apenas uma casa pré-fabricada de aproximadamente 60 m2, emprestada do DER, (uma daquelas casas para os empregados da construção de rodovias.) Hoje, temos uma estrutura excelente (ApaeUrbana) se comparada com a anterior; com mais de 2,5 mil metros quadrados de construção, quadra de esportes, auditório, fisioterapia, consultório dentário, consultório para médicos, para fonoaudiólogas, psicólogas, sala para fisioterapia, cozinha, refeitório, laboratório de informática, parque infantil, sede da administração, onde atendemos diariamente 250 pessoas, além da Apae Rural, onde atendemos outras 140 pessoas na área de Educação Profissional.
Por quê a ideia de trazer para Campo Mourão uma Olimpíada Estadual das Apaes? Resolvi promover o evento em Campo Mourão, pois nunca aconteceu isso, ou seja um evento desta natureza. Também foi para mostrar à nossa comunidade a necessidade de valorizar as pessoas com deficiências. Estas pessoas podem e fazem a diferença muito embora alguns com limitações físicas e mentais, se superaram, e isto faz com que também elevem sua estima.
Alguns dos atletas campeões mourãoenses na Olimpíada Estadual das Apaes 2009
Equipe da Apae na Olimpíada: Equipe 100%
Dedicação e amor, fazem a diferença para um mundo melhor
Em sua opinião, há muito preconceito com relação aos alunos especiais? E o que pode ser feito? Ainda há preconceitos, tem pessoas ainda que dizem ter dó ou pena delas. Não é desta forma que temos que reconhecer as pessoas com deficiências. Há que conscientizar as comunidades acerca do direito e da oportunidades que temos que dar a elas. Todos os anos (fazemos isto há mais de 30 anos) lançamos uma campanha em nível nacional para despertar a consciência das pessoas acerca destas pessoas especiais. Este ano a campanha te o tema: “Quebre a resistência e tome uma atitude: Construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual”. Assim, esperamos que nos próximos anos e no futuro poderemos mudar esta realidade.
Os alunos especiais merecem todo o respeito, carinho e consideração da sociedade
O que o Senhor não fez como dirigente da Apae que, se tivesse oportunidade, ainda gostaria de fazer? Como dirigente da Apae de Campo Mourão, tenho um sonho que vou partilhar com os amigos. Vamos construir na Apae Rural, com o apoio da comunidade: um Centro Dia, para atender as pessoas com deficiências severas, uma piscina coberta e aquecida para trabalhos de hidroterapia, uma nova fisioterapia, uma quadra de esportes coberta para que também sirva para diversos eventos, e ainda uma casa lar ou abrigo para as pessoas especiais órfãos, para terem um amparo na sua velhice.
Como cidadão de Campo Mourão quais os principais problemas hoje em nossa cidade? O problema da segurança hoje, que toda a mídia fala é apenas a falta de planejamento de ações educativas de há muito tempo atrás, lá nos idos de 1990, quando no Conselho da Criança e do Adolescente falávamos que teríamos que priorizar a Educação Integral das crianças em situação de risco social. Isto não foi feito, e hoje aquelas crianças são as pessoas que estão praticando a violência em nossa cidade. Estamos colhendo os frutos malignos pela omissão da sociedade. Por isso temos que investir maciçamente na Educação, pois é a única solução dos nossos problemas.
O trânsito de Campo Mourão precisa ser melhorado principalmente na área Central da cidade, identificando e disciplinando o estacionamento para motos em todas as quadras, e implantar o Estacionamento Pago.
Quais foram as ações do vereador José Turozzi que sejam motivo de orgulho? Como vereador no mandato 2001/2004, fui Presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento e segundo Secretário da Mesa Executiva. Entre os projetos de leis que foram feitos juntos com o amigo professor Ide, destaco:
P.L (Projeto de Lei) do Passe Livre no transporte coletivo para as pessoas portadoras de visão subnormal; P.L. instituindo o Teste da Orelhinha (Acuidade Auditiva) em bebês recém nascidos (para prevenir doenças e surdez); P.L.que institui o pagamento de meio ingresso a pessoas portadoras de deficiências nos estabelecimentos públicos municipais; P.L.que instituiu a Campanha Municipal do Livro Infantil;
P.L.de Incentivo fiscal para projetos esportivos do município de Campo Mourão; (Lei do Incentivo ao Esporte), P.L. que institui os jogos municipais das pessoas portadoras de deficiências; P.L. da Coleta Seletiva de Lixo Tóxico; P.L.que institui o Prêmio Ambiental Estudantil denominado Bem-Te-Vi; P.L.que estabelece pesquisa nutricional de crianças de Zero a 6 (seis) anos ;
P.L. COMUDE - Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiências. P.L. que dispõe da colocação de Lixeiras de reciclagem nas escolas da rede municipal e local de grande concentração de pessoas; P.L.do Plantio de espécies do cerrado na arborização urbana de Campo Mourão; P.L.de Lei que institui o pagamento de meio ingresso para doadores de sangue nos estabelecimentos públicos municipais. Fiz o que pude em termos de legislação, porém para implementar um projeto de Lei precisa de vontade política, e às vezes isto é muito difícil...
Como é ser presidente da Federação das Apaes do PR? O que faz um presidente? É gratificante, pois nas minhas constantes visitas às Apaes do Paraná, sou recebido e tratado como muita atenção e carinho, pelos membros das Diretorias das Apaes, pelas Diretoras, professoras das Escolas e ainda pelos nossos alunos especiais. O presidente da Federação das Apaes é o representante de todas as Apaes do Paraná, junto às esferas do governo do Estado, principalmente atuando permanentemente junto às Secretarias de Estado da Educação, Saúde, Trabalho e Assistência Social. Através de um Planejamento Estratégico, elaborado com as Apaes, a Federação atua em promover e articular ações de defesa de direitos das pessoas com deficiências representando todo o movimento Apaeano, junto aos diversos órgãos públicos e privados, objetivando a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas Apaes, na perspectiva da inclusão social das pessoas atendidas.
O presidente da Apae de Campo Mourão e da Federação das Apaes do Paraná, ao lado do senador Flávio Arns, em encontro em Brasília
Ética em uma frase é... Ética é um princípio que não deve ter fim.
Ser amigo dos excepcionais é...Ser altruísta e idealista.
Política é....Trabalhar para o povo para o bem comum, e não legislar em causa própria, como vemos nos dias de hoje.
Cite três personalidades esportivas de Campo Mourão? Ary Matheus, Professor Matsumi e Sergio Ueda.
Cite três personalidades mourãoenses? Dona Jacira, Elza Hannel, personalidades que admiro pelo belo trabalho social que fazem e José Aroldo Galassini, pela capacidade e empreendedorismo, que projetou Campo Mourão no cenário Municipal, Estadual, Nacional e Internacional.
Cite três políticos de destaque... Milton Luiz Pereira, Renato Fernandes Silva, Professor Idê.
A Campo Mourão do presente é.......A cidade do meu coração.
A Campo Mourão do futuro é........Acabar com as vaidades pessoais e políticas e pensarmos em um projeto comum de valorização de nossa cidade e trabalhar-mos para o bem comum da população. É investir maciçamente na Educação e na Cultura.
Qual o seu recado aos leitores do BLOG? Fazer filantropia e ajudar ao próximo não é nada excepcional, a atitude contrária é que impresiona. Como dizia Charles Chaplin: “mais do que máquinas, precisamos de humanidade”. Quero agradecer a você Ilivaldo, pela oportunidade de divulgar nosso trabalho e pelo apoio que sempre tivemos de você.
Envio um grande abraço a você e a todos os leitores e seguidores do BLOG DO ILIVALDO DUARTE.
NOTA DO BLOG: No programa Tocando de Primeira apresentado ontem (25/04) com a edição 821 na Rádio Rural AM, tive a oportunidade e a fecilidade de prestar duas homenagens justas e merecidas. Foram momentos de grande emoção e uma valorosa lição de vida. Agradeço a eles por esta oportunidade. Demaneira especial à Apae de Campo Mourão pelos seus 35 anos de existência, completados durante a 18ª Olimpíada Estadual.....

A diretora da Apae CM - Vanessa Piassa recebeu com muita alegria e emoção, o troféu Tocando de Primeira "Apae 35 anos", do senhor João Ciça, pai de dois alunos especiais, que estudam na Apae.

.... e homenagem a José Turozzi, idealizador da sediação da Olimpíada Estadual das Apaes em Campo Mourão, que foi muito bem organizada e cujos resultados denrto e fora das quadras foram celebrados pela equipe da Apae e das entidades, e comunidade envolvida e comprometida com esta bela causa.

.... A professora Vínia fez a entrega do troféu Tocando de Primeira a José Turozzi, que mesmo não tendo nenhum filho especial, dedica há muitas décadas boa parte do seu tempo as causas da Apae......................
Participantes ao vivo do Tocando de Primeira, no sábado 25/04: Vanessa Piassa, o aluno Lucas e sua mãe Terezinha, a aluna Alessandra e seu pai João, professora Vínia e José Turozzi.

5 comentários:

  1. Turozi parabéns e muito obrigado pela parte que me toca, trabalhei com você 2 anos na querida APAE, e 4 anos na Camâra Municipal, valeu apena trabalharmos juntos pela comunidade. Prof. Idê

    ResponderExcluir
  2. Se todos que tem a responsabilidades das leis nas mãos fizessem 1% do que este homem faz, teríamos um Brasil mais humano!!!!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Total apoio à candidatura para Deputado Federal de José Turozi em Luiziana- PR. Esse merece, pelo que já fez pelas APAES.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir