3 de abr. de 2009

Ely Rodrigues, um ícone do rádio brasileiro


Na edição de ontem, postei uma entrevista-homenagem mostrando e valorizando o trabalho do jornalista Sid Sauer do “Boca Santa”.
Nesta sexta-feira, o convidado a abrir o seu coração é o jornalista Ely Rodrigues Daniel, um dos profissionais mais experientes, conceituados e de credibilidade no jornalismo do interior brasileiro (Gostou dessa Ely?), que após as suas merecidas férias, retorna hoje aos seus programas na Rádio Rural FM de segunda a sábado e amanhã ao “Ponto a Ponto” na Rádio Rural AM.
Ely Rodrigues conta na entrevista abaixo como está a sua saúde, quais são as suas atividades e rotinas diárias, quantos e-mails recebe por dia , como são produzidos os seus programas. E muito mais. Vale a pena ler e conhecer um pouco o que pensa este jornalista de valor, que merece o nosso respeito, audiência e prestígio diário na Capital do Centro do Oeste.
Boa leitura! Obrigado Ely Rodrigues, você é uma lenda viva do nosso jornalismo, com paixão, informação e credibilidade. Viva!
BATE-BOLA DA COMUNICAÇÃO com Ely Rodrigues
Ely, tudo bem, como vai a sua saúde? Como muita gente sabe, agora em abril faz um ano que me submeti a uma cirurgia para a implantação de três “stends” nas artérias do coração. Desde então, estou bem de saúde. Tomo oito remédios por dia devido a esse problema.
Quando acabam suas férias e você retorna ao seu trabalho no rádio? Volto ao trabalho na sexta-feira (hoje), dia 2 de abril.
Quais são as novidades para a sua volta? Não tenho novidades no meu retorno em se tratando de modificações nos programas. Vou continuar realizando o trabalho de sempre, que é coletar informações e repassar aos ouvintes. A vantagem de se trabalhar com notícia é que todo o dia tem novidade.
Só para todos ficarem sabendo, quais são as suas atividades diárias. É tanta coisa não é mesmo? Coleto, faço a redação e apresento duas edições do Jornal da Rural FM, onde cada edição tem meia hora. Por dia para preencher os dois programas é preciso coletar e escrever 10 páginas. Escrever e falar não é o mais demorado, o que leva tempo é encontrar as informações para essas páginas. Ao longo dia vou montando o site http://www.colunadoely.com.br/
Como é a sua rotina de trabalho? Minha rotina começa às 4 da manhã e termina às 21 ou 22 horas. Fora isso, ajudo a lavar louça, limpar a casa, fazer compras, levar a filha à faculdade etc.
Quantos e-mails você recebe por dia e como faz para selecioná-los? Quantas horas você leva para fazer cada edição da sua Coluna? E do seu Jornal da Rural? Eu recebo mais de 100 e-mails por dia com informações de assessorias de imprensa, de minhas fontes e de colegas e parentes. Eu tento inserir todas as informações, mas muitas vezes fica impossível devido ao tempo para montar no site ou inserir dentro dos 30 minutos do Jornal da Rural. Muitas vezes eu seleciono pelo "interesse" da informação ou seja "para quantas pessoas isso interessa".
E o sucesso da sua Coluna, Ely? E do tradicional Jornal da Rural, há quantos anos no ar? Não existe um tempo para montar a Coluna do Ely porque ela é feita a qualquer momento do dia conforme vão chegando as informações. Já inclui informações às 2 horas da madrugada no Natal. O Jornal da Rural das 07h40 começa a ser montado às 14 horas do dia anterior e só termina às 7 horas do dia seguinte (meia hora antes da apresentação). O Jornal da Rural das 11h30 é montado entre às 08h30 e às 11h20.
Qual foi a evolução do seu trabalho no ano passado? A CRN, que foi o primeiro site de notícias de Campo Mourão foi criado em 1996. Em maio de 2008 transferi o site para o comando da Rádio Rural. Em junho de 2008 criei a COLUNA DO ELY. Em seis meses de existência no mês passado tive 2 milhões 514 mil 422 visitas com 95 mil 295 visitantes únicos. De lá para cá, o número de visitas cresce a cada mês. E o Jornal da Rural está no ar há 21 anos.
E o futuro? O futuro, se Deus nos permitir, será criar um novo site de notícias, mais moderno, mais profissional com repórteres e fotógrafos. Já tenho o nome do site e o endereço (é segredo por enquanto!). Esse novo site será comandado pela minha filha. Tenho ideia para um outro site (não será de notícias, mas também é segredo).
Você já estava com saudades dos seus ouvintes e dos seus leitores? Sim, tenho saudades. Fico feliz quando em férias percorro a cidade e as pessoas perguntam: Ely, quando você voltará.

Um comentário: