23 de mar. de 2009

O professor Matsumi no Baú do Luizinho

Na foto, em pé, o professor Matsumi ao lado de Arnaldo Bronzel, pai de César Bronzel, e agachados :Machado, César Bronzel, Mauro Mauro, Walmir Ferreira Lima e Cícero Dolci.

O coordenador da rádio Rural AM, esportista apaixonado, que é considerado um dos melhores pivôs do futsal mourãoense de todos os tempo, Luizinho Ferreira Lima, meu padrinho de casamento e responsável pela minha chegada na rádio Colmeia em 1987, faz um grande sucesso com o seu “Baú do Luizinho”, no http://www.baudoluizinho.blogspot.com/.

Inserindo fotos do ontem, seu BLOG é uma verdadeira memória viva, lembrando e valorizando nos dias de hoje, gente da nossa terra que é história no esporte. E está é a ideia que repassei ao professor Itamar e a professora Karla - criação do espaço “Memória Viva” para resgatar a história do nosso esporte. E que história não dará heim!

No sábado, 21, Luizinho postou no seu Blog foto (vide acima) e matéria com alunos da Academia Matsumi. Na foto acima, em pé, o professor Matsumi ao lado de Arnaldo Bronzel, pai de César Bronzel, e agachados :Machado, César Bronzel, Mauro Mauro, Walmir Ferreira Lima e Cícero Dolci.

O professor Matsumi nasceu no Japão em Kumamoto e c om seis meses de idade veio para o Brasil, na região de Mogiana (SP). Em 1968, então com 34 anos chegou em Campo Mourão, onde ensinou até 1999. Ensinou: Ensinou não, pois após parar com a Academia foi ser aluno e atleta de tênis de mesa. E esta cena se repete há dez anos, sempre às terças e quintas-feiras, com enorme disposição aos 75 anos, deixando o legado da determinação, disciplina e importância do esporte.

“Vou parar de praticar esporte só quando morrer, pois o esporte é a minha vida”, disse-me ontem a noite o professor Matsumi, que começou a praticar judô com 20 anos e inciou sua jornada de mestre aos 28. Parabéns Luizinho e seus leitores. Viva professor Matsumi!

2 comentários:

  1. Ola Ilivaldo,

    Em 1o lugar dou os meus parabéns pela sua iniciativa em homenagear o Sensei Matsumi em seu 75o aniversário, um cidadão que se tornou mourãoense de coração e foi um ícone do judô paranaense, respeitado e admirado pelos seus alunos e por professores de outras cidades.

    Sou testemunha da saga deste homem, simples, quase sem instrução, mas que com força de vontade, construiu sua vida de forma honesta, sempre divulgando o esporte, ensinando com disciplina e seriedade os seus alunos, ajudando assim a formar outros tantos exemplos de cidadãos mourãoenses.

    Enfim, só posso me encher de orgulho e dizer que o Sensei Matsumi, foi além de um grande professor de judô, um exemplo de pai e esposo a seus filhos.

    De seu filho mais velho,

    Ricardo S. Matsumi.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Ilivaldo!
    Gostaria de comentar sobre uma pessoa tão importante para mim e nossa família, que é o Sensei Matsumi.
    Ele nos ensinou tantas coisas...Deu-nos afeto, carinho, coragem, amor e proteção...Ensinou-nos o caminho correto...Mostrou-nos a vida...Ensinou-nos a ouvir, a respeitar, dividir e compartilhar...Deu-nos sempre seu exemplo de vida como pessoa e como profissional...
    Por isso, neste 75° aniversário, desejamos para o sensei Matsumi, nosso querido pai, esposo, sogro e "ditiam"

    FELIZ ANIVERSÁRIO e OMEDETOU GOZAIMASU!!!

    Seus filhos Suelita, Carlos, Cristina, Lucia e Ricardo, sua esposa Marlene Toshiko, seus netos Mônica, Gabriela, Caroline, Karine, Kristine, Vinícius, Guilherme Alexandre, Rafael e Gustavo, seus genros e nora Aluysio, Douglas e Fabiana.

    ResponderExcluir