26 de mar. de 2009

O Exemplo do Colégio Mal. Rondon

Professora Silvana Casali, uma da diretoras na gestão anterior e alunos, ao lado da bandeira de Campo Mourão, no Colégio Mal. Rondon

Quem passa pelo Colégio Estadual Marechal Rondon em Campo Mourão já deve ter observado que a instituição ganhou no ano passado motivado pelo trabalho da direção coordenado pela professora Rita de Cássia e suas vices-diretoras Silvana e Lorene, uma novidade que eleva o civismo brasileiro.

Na avenida Goioerê esquina com a rua Brasil está pintada no muro a bandeira do Estado do Paraná e a logo do colégio; na Rua Brasil, a bandeira do nosso país e na Avenida Comendador Norberto Marcondes, esquina com a Rua Harisson José Borges está a bandeira do município de Campo Mourão.

O visual ficou muito bonito e encanta, colaborando para ajudar na promoção do civismo e do nosso patriotismo, que está relacionado as atitudes e comportamentos que como cidadãos manifestamos no dia-a-dia na defesa e respeito de valores e símbolos. Parabéns a todos do Marechal Rondon pela iniciativa.

E para completar este sentimento de civismo em relação a bandeira que é um dos símbolos de Campo Mourão, importante destacar que o projeto da criação da bandeira do município é de autoria do professor Ephigênio José Carneiro, ex-vereador e fundador do primeiro ginásio no município, através da Lei 32 de 1964.

Conforme informado no livro do historiador Jair Elias e no site http://www.bocasanta.com.br/ do colega jornalista Sid Sauer, na edição 1.484, de 17 de maio de 2005, o autor do projeto -Professor Ephigênio- disse que a bandeira mourãoense foi uma criação do artista Augusto Conte, que criou seis modelos e como não cobrou nada pelo serviço, em retribuição a Câmara comprou um quadro, que hoje está exposto no Museu Municipal.


Professor Ephigênio, como vereador foi autor do projeto para criação da bandeira municipal

O professor Ephigênio contou também que o branco que predomina na bandeira mourãoense significa a “pureza do povo mourãoense” e cada ponta do losango que era amarelo e virou verde, significa o Executivo, o Legislativo, o Judiciário e o Povo. Boca Santa também é cultura. Viva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário