30 de mar. de 2009

Homenagem emocionante ao professor Matsumi


Na véspera de completar o seu 75º aniversário, Shiguero Matsumi, ou simplesmente professor Matsumi, o “Matsumi do Judô”, foi entrevistado no segundo tempo do programa Tocando de Primeira no sábado (28) pela rádio Rural AM, na companhia do professor Itamar Agostinho Tagliari e do técnico e presidente da Federação Paranaense de Tênis de Mesa, Sérgio Massaji Ueda.
O que o “seo” Matsumi não sabia, era que ele seria o homenageado do programa de número 817 apresentado pelo jornalista Ilivaldo Duarte e entraria para a história como a Celebridade do nosso esporte e da nossa cidade. E o mais importante na minha opinião: receber esta honraria em vida, como presente dos seus 75 anos.
Foi um momento inesquecível e emocionante, guardado na lembrança e nos corações dos seus amigos e familiares. No quadro da homenagem, o professor Matsumi surpreso e feliz, ouviu ao vivo por telefone manifestações emocionantes dos seus filhos Ricardo, de Curitiba e Carlos, de Joinvile, juntamente com seus netos, e também do conhecido Edvaldo Goudinho Lopes, o “Futrika”, que teve dois filhos (Rafael e Rodrigo) treinando durante muitos anos com Matsumi e conquistando muitos títulos.
No momento da emoção ouvindo seus dois filhos homens, Shiguero Matsumi foi surpreendido com a entrada no estúdio da Rural AM da sua esposa Toshiko e das suas três filhas (Cristina, Lúcia e Suelita) acompanhadas de suas netas e genro.
Em outro momento nobre do programa, coube ao professor Itamar Tagliari e Sérgio Ueda entregar ao professor Matsumi o troféu Tocando de Primeira, personalizado e com foto da família, produzido por Troféus e Brindes Coelho.
Motivação – “O professor Matsumi é uma lenda vida do nosso esporte e um exemplo de cidadania. Ele sempre fez o bem e será sempre lembrado com muito carinho pelo seus ex-alunos e comunidade por ter sido o professor que além de ensinar uma modalidade, ensinou para um número grandioso de pessoas com sabedoria e simplicidade, os valores do caráter, disciplina, ética, moral e a superar os seus limites sempre com muita humildade e dedicação”, lembra o professor Itamar Agostinho Tagliari.
Para o técnico de tênis de mesa mourãoense, Sérgio Ueda, outras qualidades do professor Matsumi são a persistência e a vontade de aprender. “Quando ele parou de ensinar judô, há 10 anos, ele ficou apenas um ano parado e logo em seguida passou a treinar tênis de mesa junto com a sua esposa na Sonibram. Isso foi fantástico, com disciplina e elevada vontade, ele foi aprendendo e está entre os quatro melhores do Paraná na sua faixa etária ganhando competições. Por isso, a homenagem foi justa e merecida, motivo de orgulho para toda a colônia japonesa”, disse Ueda.
Trajetória – Shiguero Matsumi nasceu no Japão em Kumamoto e com apenas seis meses de idade veio para o Brasil, para residir na região de Mogiana (SP). Em 1968, então com 34 anos chegou a Campo Mourão, onde fundou sua academia e foi professor de judô durante 31 anos. E há 10 anos passou a praticar o tênis de mesa na Sonibram, regularmente, às terças e quintas-feiras, sob a orientação de Sérgio Ueda.
Parabéns professor Matsumi! Parabéns Dona Thoshiko, parabéns para os cinco filhos (dois homens e três mulheres) e para os dez netos (cinco dos pais homens e cinco das mães mulheres). Para este blogueiro foi um privilégio, que Deus continue os abençoando com suas graças e bençãos. Professor Matsumi: o senhor é uma lenda viva, motivo de orgulho para a nossa cidade e para o nosso glorioso esporte.


Esposa, filhas e netas, e genro, ao lado ho homenageado na Rádio Rural AM sábado 28 de março

Nenhum comentário:

Postar um comentário