10 de mar. de 2009

"Eu Vos Escolhi", Jo 15,16: Coluna da professora Maria Joana na Gazetinha

Este BLOG irá publicar assuntos e temas interessantes publicados por mourãoenses. Como por exemplo, a coluna do dia 7 de março, publicada pela professora Maria Joana Titon Calderadi, no jornal Gazeta do Centro Oeste, chamada carinhosamente de "Gazetinha".

Confira a coluna com o título "Eu Vos Escolhi", referindo-se ao novo bispop diocesano Dom Javier Paredes.
“Antes que eu te formasse dentro do seio de tua mãe. Antes que tu nascesses, te conheci e te consagrei para se meu profeta entre as nações, irás onde enviar-te e o que te mando proclamarás!”

Foi muito emocionante ver a entrada solene do novo bispo da Diocese de Campo Mourão ao som do canto O profeta, inspirado nas sábias palavras do profeta Jeremias (Jr.1,4-9). O imenso cortejo formado pelos padres diocesanos, ucranianos, diáconos e bispos de várias partes do Paraná e do Brasil abriu caminho, acompanhou, apoiou o início da caminhada histórica de Dom Javier. E o povo cantava de coração aberto acolhendo o novo pastor.

Agora já não é mais um “administrador temporário, de passagem, quebra galho” como humildemente se intitulava, mas é o escolhido por Deus, contrariando todas as previsões e os costumes da Igreja. “Como escapar de Ti se Tua voz arde em meu peito?” E como servo bom e fiel soube acatar os desejos do Pai e colocou no seu lema esta certeza de que é Deus quem escolhe e envia. E Deus sabe o que faz diz o ditado popular.

E soube quando o fez sair de sua casa, de seu país, o vizinho Paraguai e o trouxe até o Brasil, até Campo Mourão. “Deixa os teus irmãos, deixa teu pai e tua mãe, deixa a tua casa, porque a terra gritando está.” E foi emocionante ver o orgulho dos seus irmãos, sobrinhos, familiares que vieram de longe para festejar com o querido “tio Javier” como muito bem falou seu sobrinho. O que Deus nos está dizendo quando escolhe um bispo brasiguaio para guiar este povo que ainda tem muito preconceito, desconhecimento sobre nossos vizinhos hermanos. Se tivéssemos estudado a verdadeira história do Brasil saberíamos acolhê-los carinhosamente com o nosso eterno pedido de perdão...

“Entrego-te meu povo” Mas diante de Deus não somos brasileiros, paraguaios, somos seu povo. E é este povo que Dom Javier tem que guiar, homens e mulheres, leigos e leigas, irmãos e irmãs como ele sempre fala. Como biblistas ele sempre anuncia a Palavra de Deus a todos, destacando sempre o trabalho, a presença feminina na História da Salvação. Nesta semana em que comemoramos o dia internacional da mulher foi muito bom ouvir a palavra de Dom Javier, se dirigindo sempre ao gênero feminino, dando espaço e vez às mulheres. Esta é a melhor homenagem que nós, mulheres, podemos receber neste dia 8 de março: ver a nossa presença, o nosso trabalho valorizado dentro a igreja, a exemplo de Jesus que sempre acolheu as mulheres e todos os marginalizados de seu tempo.

E o seu seguidor Dom Javier saberá acolher ” todos e todas”. Com a simplicidade, humildade de quem se coloca realmente a serviço Dele, por Ele e com Ele, (como ele sempre relembra) o novo bispo desce de seu trono episcopal e vem abençoar, acolher o seu rebanho aos pés do altar de Jesus. É aqui que ele quer ficar, perto do povo, de braços abertos, com seu olhar meigo, acolhedor, pacificador, animador.

“Não temas arriscar-te, porque contigo eu estarei, não temas anunciar-me em tua boca eu falarei.” Que Deus o ilumine hoje e sempre, querido pastor. Que sua profundidade espiritual, seu testemunho de fé, sua disposição ao diálogo, seu desprendimento, sua sensibilidade façam eco no coração de todos os diocesanos. O teu povo está sedento de Deus nestes difíceis tempos de crise que vivemos. Seja muito BEM VINDO!!! Bendito seja Deus por vos ter escolhido!!!

Maria Joana Titton Calderari – graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- majocalderari@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário