29 de mar. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Paulo Gilmar Fuzeto


Neste domingo, o desportista PAULO GILMAR FUZETO está na ENTREVISTA DE DOMINGO. Gilmar é professor de Educação Física e um dos mais respeitados e vitoriosos esportistas na história do esporte recentemente. Fez parte do time da Associação Tagliari e da Seleção Mourãoense de Futsal, campeã dos Jogos Abertos do Paraná em 1975, na cidade de Paranavaí. Comandou o time de Arcam que na década de 80, soberana no futsal nos bons tempos do nosso salonismo no ginasinho JK com as fortes equipes da Joper, Fertimourão, Mecânica Marcos e outros timaços na época.


Na ENTREVISTA DE DOMINGO ele escala os melhores do futsal mourãoense de todos os tempos, dá a sua opinião sobre a realidade do esporte mourãoense, as expectativas para um novo ginásio e estádio na cidade e convida a todos para empunhar a bandeira do bairrismo em prol de uma Campo Mourão melhor e mais próspera.

Confira a ENTREVISTA DE DOMINGO com a opinião deste desportista que atualmente é gerente da Arcam – Associação do Funcionários da Coamo e viveu os anos dourados do nosso esporte. Um ótimo domingo, uma excelente leitura e uma maravilhosa semana para você, amigo leitor.

BLOG DO ILIVALDO DUARTE: Quem é Paulo Gilmar Fuzeto? Sou natural de Marumbi, aqui no Paraná e resido em Campo oMourão desde 1965. Comecei a trabalhar três anos depois no restaurante Plaza como copeiro, fui office-boy no Cartório Acir e de 1970 a 1975 no Cartório da Rosimery Kffuri, quando iniciei meus estudos em Educação Física na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Sou casado com Elza Tonete Fuzeto e temos dois filhos (Paula Francine e Paulinho), apaixonado por esporte desde criança e adoro morar em Campo Mourão. Sou formado em Educação Física pela UEM em 1977, pós-graduado em Educação Física Infantil e em Administração em Recursos Humanos com Ênfase em Marketing pela UFPR de Curitiba.

Qual o seu esporte preferido? Futsal.

Como foi o início da sua carreira esportiva? Pratiquei esporte, futebol e futsal desde criança, quando tinha 16 anos com o incentivo do Itamar Tagliari comecei a treinar, acompanhar e posteriormente fazer parte do maior time de futsal de nossa cidade, a Associação Tagliari. Não posso esquecer também do futsal do time da Becari onde iniciei a minha carreira de treinador com o time mourãoense disputando a Taça Paraná Juvenil. Na nossa época era muito difícil treinar, não tínhamos quadra coberta na cidade, jogávamos por amor à camisa e os nossos treinos eram de madrugada, das 5h30 às 7h30 e todos os atletas ainda trabalhavam durante o dia e estudavam a noite. E os recursos financeiros para manter o time vinham quase 100% da família Tagliari. Como prova disso, no auge da equipe em 1973, ela construiu a sua própria quadra esportiva, a saudosa “Cancha Itacyr Tagliari”, que foi palco de grandes jogos e inúmeros campeonatos revelando os pratas-da-casa, que mais tarde viriam a defender a seleção de futsal de nossa cidade.

No início da década de 70, a gloriosa Associação Tagliari com James, Gordinho, Gilmar, Itamar, Beline, Carlão e o ´seo´ Itacyr Tagliari; Ione, Luisinho Kloster, Luisinho Tagliari, Caroço, Flavinho e Odair, jogando na famosa e inesquecível “Cancha Tagliari”.

O Senhor treinou e venceu com o handebol feminino mourãoense. Como foi essa trajetória? Em 1979/80, tive a honra de ser o treinador da nossa seleção de handebol feminino e com ela vivi momentos de grande felicidade e glória. Conquistamos pela primeira vez o título dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s) em Toledo, os Jogos Escolares Regionais em Umuarama, Jogos regionais do Oeste em Goioerê e o Campeonato Paranaense de Clubes -Juvenil em Campo Mourão. Todos esses títulos foram em 1979 e nossa equipe tinha a maioria de atletas juvenis, formadas em Campo Mourão pelo professor Nelson Rodrigues (em 1979 ele mudou para Goioerê). Então, eu apenas dei continuidade ao trabalho iniciado por ele.
Nossa seleção de handebol feminino deu muitas alegrias ao povo mourãoense. Nos anos seguintes, em 1984 a seleção foi novamente Campeã dos Jogos Abertos do Paraná, e já na administração do prefeito José Pochapski fomos vice-campeões brasileiros de clubes em 1987e no ano seguinte campeões sul-americana de clubes, no fantástico e lotado ginásio Belin Carolo, em Campo Mourão.

Quais as suas principais conquistas no esporte? São muitas, tive o privilégio de
conquistar títulos citadinos, regionais e estadual. Destaco os de campeão dos Jogos Abertos em Paranavaí (1975) e bicampeão paranaense (1979/80), heptacampeão Citadino de Futsal pela Arcam (1982/92), Tricampeão do TIC –Torneio Inter Cooperativas (1981/82/83). O de campeão brasileiro da Indústrias de Óleos Vegetais – São Paulo (1985), tetracampeão das Olimpíadas Comerciárias de Campo Mourão (1982,83,84,85), tricampeão dos Jogos Abertos de C. Mourão (1986, 87,88), campeão dos Jogos Abertos do Paraná- Chave Prata (1994 – Londrina) e campeão dos Jogos Abertos Brasileiros (1996 – C. Mourão), além de diversos nos Jogos Interclubes de Campo Mourão.

Time da Arcam que durante muitos anos na década de 80 manteve a hegemonia no futsal. Na foto, em 1985, Beline, Ilivaldo Duarte com o microfone da rádio Humaitá entrevistando Gilmar, Birão, Jauri, Batata e Xaxo; Guga, Silvio, João Cláudio, Edilson e Val. Um timaço que ficou na história mourãoense.

Quais os melhores jogadores de todos os tempos no futsal de Campo Mourão? Pela qualidade dos nossos jogadores e tradição do nosso futsal, para não cometer injustiça, vou escalar não apenas um, mas dois times com os melhores craques, formados em Campo Mourão e jogadores entre os anos de 1970 e 2.000 – período que acompanhei de perto o nosso futsal. São eles, por posição – Goleiros (Lori e Xaxo); Alas (Carlão, James, Batata e Tuim); Fixos (Beline e Tanaka); Pivôs (Ione e Luizinho Lima).

E desses qual é o melhor jogador na história do futsal mourãoense? Carlão Tagliari. Qual é o sentimento por ter vivido a boa fase do nosso esporte? Sou um privilegiado, pois tive a oportunidade de viver os anos dourados do esporte amador de Campo Mourão nas décadas de 70 e 80 com o futsal e o handebol feminino, além de contribuir para a estruturação das praças esportivas da cidade que culminou a sediação em 1987 dos inesquecíveis Jogos Abertos do Paraná.

Time do coração e o maior ídolo na história desse clube? Sport Club Corinthians Paulista e o nosso maior ídolo é Roberto Rivelino.

Campo Mourão já deveria ter um novo ginásio de esportes e um novo estádio de futebol? Na minha opinião já passou da hora, os últimos ginásios de esportes foram construídos há mais de 20 anos para os Jogos Abertos de 1987 (Lar Paraná e Vila Urupês). Na época, estava na administração e recuperamos também o ginásio Belin Carollo que estava abandonado, sem receber investimentos e manutenções desde a sua construção em 1976. Na realidade, o complexo Esportivo Belin Carollo nunca se concretizou, já que o projeto previa um estádio com pista de atletismo e piscina olímpica para a prática de natação. Na verdade, um projeto bastante arrojado para a época. O nosso estádio Roberto Brzezinski é bem acanhado, penso que deveríamos pensar em um estádio mais moderno, específico para o futebol. Esse investimento só terá retorno com o despertar do bairrismo do nosso povo.

Ginasião Belin Carolo: a seleção mourãonse nos JAP´s 1976 com – Em pé: Pedro, Osvaldo Broza, Gordo, Gilmar, Itamar, Carlão e o prefeito Renato Fernandes da Silva; Agachados: Beline, Ione, Luizinho, Rancho, Laércio, Mário Japonês e Alan.

A Campo Mourão do presente é.... Uma cidade ótima para morar, uma cidade que eu amo, seu povo é hospitaleiro e simpático, e quer que o problema da insegurança atual seja resolvida o mais breve. Campo Mourão é uma cidade elogiada pelos visitantes, tem na atuação dos voluntários dos clubes de serviço nas campanhas em prol da comunidade, um bom exemplo de cidadania.

E a do futuro? Espero que seja com melhor qualidade de vida, e que seja uma cidade que tenha suas lideranças lutando juntas com elevado espírito de bairrismo em prol do interesse de todos, ou seja, que todos abracem a causa chamada “Campo Mourão” para a felicidade geral das nossas famílias, e é claro, que continue sendo uma cidade vitoriosa no esporte.

O que o Senhor espera do nosso esporte nos próximos anos?Como desportista, espero que o esporte seja uma das prioridades da atual administração, que o município volte a investir na infra-estrutura esportiva, pois é inadmissível que não tenhamos um “Centro de Eventos” com capacidade para sediar grandes eventos esportivos, sociais e culturais. Espero que a secretária Karla com o apoio do Prefeito, dê o máximo de si e transforme seus sonhos em realidade. Resumindo, é preciso tirar os projetos do papel.

O que faz o Senhor hoje profissionalmente? Faço parte da família Coamo, onde trabalho desde 1978, minha função é gerenciar a Arcam – Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo e a Associação FUPS (nosso plano de Saúde). Com o apoio incondicional da Diretoria da Coamo e uma valorosa equipe de colaboradores e voluntários, sou responsável pela coordenação das atividades esportivas, recreativas e sociais da Arcam/Coamo (Copa Coamo, o JIU, Jogos dos Funcionários da Coamo, Olimpíadas da Arcam, Festa das Crianças, Baile do Hawai, Festicam, entre outros). Pela Associação FUPS, o nosso plano de saúde – Autogestão, é feita assistência a saúde de 11.000 vidas.

Ética em uma frase é... Agir corretamente na presença ou não das pessoas.

Cite três personalidades esportivas em Campo Mourão. Itamar Tagliari, professor Matsumi e Sérgio Ueda.
Itamar Tagliari e Sérgio Ueda, ao lado do professor Shiguero Matsumi, homenageado no programa Tocando de Primeira 817 de 28 de março de 2009, na rádio Rural AM, como a mais nova Celebridade mourãoense

Cite três personalidades mourãoenses: José Aroldo Galassini, pela sua visão, liderança, determinação e espírito empreendedor; Professor Egydio Martello, pela sua dedicação ao desenvolvimento da Educação em Campo Mourão e Elza Hannel, por uma vida de dedicação na educação e amparo às crianças no CEDUS.
Ser voluntário em clube de serviço é... “Dar de Si sem pensar em Si”
Recado para os leitores: Precisamos despertar e ativar o bairrismo no povo mourãoense, temos que amar e aprender a defender esta terra com “unhas e dentes”, pois é a cidade que escolhemos para morar e prosperar.

Time da Becari Futsal na década de 70, vice-campeão paranaense na categoria Juvenil: Beline, Gilmar, Gilberto, Sebastião Mauro, Marcelo Silveira, Luisinho Lima e Luiz Carlos “Gordo” Becari; Henrique, Renatinho, Pedro, Tauilo, Ramon e Davi. O Gilmar era o técnico e o seu irmão Beline, o auxiliar técnico e massagista.

4 comentários:

  1. Agora, 1h50m da madrugada estou "folheando" seu blog. Ótima a entrevista com o Prof. Gilmar, continue buscando resgatar os bons tempos no nosso esporte, eu tive o prazer de relembrar que estive com minha familia no "Belin Carollo lotado" que o Gilmar relembrou ai, nos bons tempos das atletas Marcia Tomadon, Silvana Casali entre outras. Grande Abraço.

    Valdecir Torino

    ResponderExcluir
  2. Como disse ontem Ilivaldo, mesmo por pouco tempo, treinei futsal com o professor Gilmar Fuzeto no Colégio Estadual João de Oliveira Gomes, o nosso glorioso Estadual... Profissional sério, respeitador e que sempre teve muita atenção com as pessoas... Muito legal a entrevista, isto prova que temos sim grandes vencedores em nosso esporte... Parabéns pela ótima entrevista... Diego Reis

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela entrevista,continue fazendo com que as pessoas desta cidade abençoada se lembrem doque foi Campo Mourão no passado e procurem sempre fazer o melhor para o povo dai pois são eleitores que meressem ,ter tudo de bom no aspecto esportivo e recreiativo, para que as crianças e adolecentes de hoje sejam vistas e lembradas como esses homens de valor que um dia levou o nome de nossa cidade com tanto orgulho e garra aos jogos e representarão Campo Mourão muito bem , meu querido irmão voces foram e serão muito importantes para essa cidade .

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Ilivaldo pelo entrevistado deste domingo.
    Considero o Gilmar um dos profissionais do mais alto gabarito no esporte e educação física. Sempre foi muito sensato e coerente nas suas decisões e atitudes. Tive o privilégio de trabalhar com ele durante 17 anos e aprendi muito, tanto no aspecto profissional como humano. Os fatos e fotos publicados na sua entrevista nos fazem recordar o passado e as glórias vividas pelo esporte de Campo Mourão, principalmente o futsal e o handebol.
    Penso que o Professor Gilmar poderia ter incluído o seu nome na lista dos melhores do futsal, pois seria muito justo e merecido.
    A história tem que ser resgatada, relembrada, comentada e divulgada a fim de que as novas gerações possam conhecer, valorizar e respeitar os personagens que fizeram parte dela, pois um povo que não tem história terá dificuldades para viver o presente e não terá garantias de possuir um futuro.
    Parabéns Ilivaldo e obrigado Gilmar pelo que fez e continua fazendo pelo esporte.
    Um abraço
    Carlão

    ResponderExcluir