15 de mar. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: João Douglas Fabrício



ENTREVISTA DE DOMINGO: Douglas Fabrício


O deputado estadual João Douglas Fabrício (PPS/PR) é a celebridade da ENTREVISTA DE DOMINGO no BLOG DO ILIVALDO DUARTE neste 15 de março de 2009. Esta é a terceira entrevista veiculada aos domingos, desde o lançamento do BLOG em 15 de fevereiro de 2009, portanto, há 30 dias. Obrigado aos leitores pelo apoio e acesso neste BLOG que traz notícias diariamente, com gente da nossa terra. Ótima leitura.



João Douglas Fabrício nasceu em Roncador há 40 anos, é formado em Administração de Empresas pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), e pós-graduado em Recursos Humanos e Desenvolvimento Gerencial.Foi eleito e assumiu seu primeiro cargo eletivo como deputado estadual motivado pelos 29.553 votos em 2006. Anteriormente, foi candidato a deputado federal em 2002 quando obteve mais de 20 mil votos e a candidato a prefeito de Campo Mourão em 2004, quando foi agraciado com o voto de 19.359 eleitores. Na sua trajetória, foi professor na Fecilcam, funcionário da Coamo, professor em curso de pós-graduação pelo Imep/Campo Mourão e atuou seis anos como administrador no Sebrae. É filiado ao PPS e coordenador do partido na região de Campo Mourão.



BLOG DO ILIVALDO DUARTE: O que mudou na vida do Senhor, principalmente, nos últimos quatro anos? DOUGLAS FABRÍCIO: Ilivaldo, muita coisa mudou, principalmente nos últimos dois anos quando assumi um mandato de deputado estadual, representando nossa região. A responsabilidade aumentou muito e o trabalho também.


O Senhor imaginava que um dia seria eleito deputado estadual? A quem o Senhor atribui sua vitória nas urnas?
Eu imaginava sim, desde o primeiro momento de minha candidatura, pois trabalhei bastante para isso e tive ajuda de muita gente. A vitória foi uma conquista do povo mourãoense e também da nossa região, pois fazia muito tempo que não era eleito um deputado daqui.

Quando assumiu a sua cadeira como deputado pela Comcam quais eram suas ideias prioritárias? Conseguiu implantá-las? E quais são hoje as suas novas prioridades?
Para responder esta pergunta, eu precisaria de muitas laudas, mas vou me ater a três temas principais: SANTAS CASAS, BOIADEIRA e SEGURANÇA.
Em nossa campanha, assumimos o compromisso de lutar pelas Santas Casas, pela estrada Boiadeira, pela agropecuária, segurança, educação e defender os interesses de nossa região.
Muito já fizemos nestes temas, veja, por exemplo, as questões das Santas Casas, ainda sofrem dificuldades, mas se não estivéssemos na Assembléia constantemente alocando recursos no orçamento do Estado e cobrando do governo atitudes para ajudar as Santas Casas do Paraná, elas já teriam fechado (principalmente Campo Mourão).
Meu primeiro discurso na Assembléia relembrou o importante projeto da estrada Boiadeira. Desde então, fizemos reuniões em Curitiba com o superintendente do Dnit, David Gouvêa (ele esteve em meu gabinete), onde obtivemos dele, o compromisso de reinicio das obras, reunião em Brasília com o Ministro do Planejamento Paulo Bernardo, reunião com os deputados federais do Paraná (que estiveram debatendo na assembléia sobre recursos ao orçamento federal para importantes projetos ao Paraná, solicitando que alocassem recursos federais, e enfim, me parece que a obra irá recomeçar.
Esta é uma obra de 595 km, dos quais, muitos já foram feitos por outras lideranças que estiveram no poder anteriormente. Faltam pouco mais de 100 km, portanto, é uma conquista de muita gente e não apenas de prefeitos que estão no poder no momento, como andam dizendo por aí.
Sobre a segurança, já fizemos Audiências Públicas, inclusive em Campo Mourão, com a presença dos mais importantes líderes de nossa comunidade e da população em geral. Cobramos investimentos nos salários dos policiais, mais policiais para nossa região (e conseguimos 40), mas ainda falta muito. Estamos constantemente cobrando o governo do Estado, pois este, pela Constituição Estadual, é o responsável pela Segurança Pública.

Quais são as dificuldades que um deputado de oposição enfrenta na Assembleia Legislativa? O que o Senhor tem conquistado mesmo sendo um deputado de oposição?
As dificuldades são muitas. Desde veto a projetos de nossa autoria (Caminho de Peabiru, turismo religioso, dentre outros). Mas, mantenho minha postura de seriedade desde o início, defendendo o interesse maior que é o da população do Paraná. Ao contrário daqueles que se elegem de um lado e rapidamente se oferecem para estar atrelado ao poder a qualquer custo (como muitos fazem por aí,) muitas vezes gerando enormes prejuízos à ética, à moral e principalmente, ao povo que confiou um representante e depois de eleito defende o governo de plantão ao invés da população.
Minha postura é de votar de acordo com a vontade da população, ou seja, fui contra aumento de impostos, aposentadoria dos deputados, governantes se aproveitarem do poder para empregar seus parentes, dentre outros. Fui eleito na oposição, pois apoiei o Rubens Bueno (primeiro turno) e Osmar Dias (segundo turno). Não traí o povo.
Em função desta postura, tenho sido respeitado na assembléia que é a maior conquista que um político precisa ter o respeito. A partir daí, este político terá poder para exigir que sua comunidade seja respeitada e atendida. Apesar de deputado novato, graças à postura firme, hoje sou o vice-líder da oposição. É assim que tenho feito na assembléia e é assim que tenho conseguido aprovar recursos para obras em todos os municípios de nossa região, no orçamento do estado do Paraná.
Participo de três comissões legislativas na assembléia, (CCJ, ORÇAMENTO e TOMADA DE CONTAS). A CCJ, Comissão de Constituição e Justiça é considerada a mais importante da Casa, pois todos os projetos passam por ela para serem aprovados ou não. É composta por apenas 13 dos 54 deputados eleitos.
A Comissão de Orçamento é composta por apenas sete deputados. Sou o vice-presidente. É nessa comissão que é discutida a distribuição do orçamento estadual, ou seja, cada obra que venha para nossa região teve meu voto e apoio nesta comissão, por isso, quando alguém fala que o deputado Douglas não trouxe nada para a região, está mentindo, pois todos os recursos disponibilizados pelo governo para qualquer região dependem da aprovação nesta comissão.

O Senhor vota em proposta originada da base do governo? O governo Requião ajuda ou atrapalha?
Meu caro Ilivaldo, minha postura é fácil de observar, todos os projetos que o governo enviou para a Assembléia que beneficia a população, tem meu voto favorável e sempre terá. Mas os projetos que o governo encaminhou que a meu ver prejudicavam a população além de ter meu voto contrário, ainda têm meu manifesto e trabalho pedindo votos contra.
Com o governo Requião, não há diálogo. Veja por exemplo, a questão dos Transgênicos, do Porto de Paranaguá e do pedágio: até hoje não abaixou e também não acabou, pelo contrário o pedágio aumentou. Isso para citar apenas alguns exemplos.

Na revista Veja, o deputado Jarbas Vasconcellos denunciou gravemente a corrupção no seu partido, o PMDB, criticando a impunidade. Qual a sua opinião sobre esta manifestação e é muito difícil mesmo um político não ser corrupto?
A manifestação do senador Jarbas Vasconcellos, foi correta, porém, veio tarde, mas antes tarde do que nunca. Ainda existem políticos sérios. Agora é bom lembrar que a corrupção é uma mão de duas vias, para existir o corruptor, precisa existir o corrompido. Veja por exemplo, vejo notícias na imprensa em geral que muitos políticos elegem-se comprando votos. Para isso acontecer, alguém precisa vender o voto.

O que falta em sua opinião para que o Parque do Lago volte a ser um cartão de visitas como era antes e para a nossa cidade ter um time de futebol competitivo e na primeira divisão?
Vamos por parte: para que o Parque do Lago volte a ser um cartão de visitas, é necessário que haja interesse de quem está no poder. Na falta deste, a população precisa se manifestar e cobrar. Salvo engano, o término das obras de reestruturação foi anunciada para dezembro do ano passado.
Já para uma cidade ter um time de futebol disputando a primeira divisão do campeonato paranaense, por exemplo, precisa ter interesse de muita gente: empresários, comunidade em geral e poder público. Nosso povo é muito receptivo, se o time existisse seria apoiado e prestigiado pela população que já deu provas disso quando tivemos a ADAP.

Quais são suas principais bandeiras como Deputado Estadual? Quanto é atualmente o salário de um deputado estadual no Paraná?
Acredito em fazer um trabalho sério e digno em resposta à oportunidade que eleitores me deram. O salário bruto de um deputado estadual é pouco mais de 12 mil reais e liquído pouco mais de 9 mil reais.

Como o Senhor analisa a Campo Mourão do presente e como imagina a Campo Mourão do futuro?
Esta é uma questão bastante abrangente. Para dar uma resposta do ponto de vista do desenvolvimento sustentável, que nos recomenda estudos sobre os seguintes capitais: Humano, Social, Natural, Empresarial e Renda, precisaríamos analisar ponto a ponto.
Mas espero que no futuro possamos ter uma Campo Mourão mais segura, com mais qualidade na Educação e Saúde, enfim, um lugar onde possamos viver e desejar que nossos filhos vivam também.

Em 2010 haverá eleições para governador e deputados. O Senhor acredita que a Comcam poderá eleger dois deputados estadual e um deputado federal? O Senhor é candidato a reeleição?
A Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão – COMCAM é uma região muito importante para o estado do Paraná e não pode ficar sem representantes na Assembléia Legislativa. É possível sim eleger mais de um representante, mas para isso as lideranças e população de Campo Mourão e região precisam apoiar candidaturas regionais.
Sobre minha candidatura, dependerá do meu partido no Estado (PPS), mas sou pré-candidato sim! Porque quero dar continuidade ao trabalho que venho fazendo e num novo cenário, aliás, muito mais favorável, pois certamente teremos o futuro governador do Paraná que será da nossa base aliada.

Na abertura do programa Tocando de Primeira na Rural AM o ouvinte aprecia aos sábados o hino de Campo Mourão e afirmo que Campo Mourão é a “Capital do Centro-Oeste do Paraná”. Esse slogan pode pegar? O Senhor acredita que ainda falta o sentimento de bairrismo para o nosso povo?
É um slogan bonito e pode pegar. Acho que nossa região ainda precisa ser mais valorizada por nós mesmos que moramos aqui.

Ética. Em uma frase é....
Ética é um hábito. Se aprende em casa.

Ser político hoje em dia é.....
Difícil para os que são sérios e querem honrar seus compromissos com a população. É um trabalho que necessita de um empenho muito grande todos os dias da semana.

O eleitor deve votar no candidato ou no partido?
As pessoas ainda votam no candidato, mas é importante não esquecer que hoje o mandato pertence ao partido. Portanto, é importante que ambos sejam éticos e tenham uma boa história.

Cite três personalidades de Campo Mourão.
José Aroldo Gallassini, Tauillo Tezelli e Conceição Montans Baer.

Um recado aos leitores do BLOG e de modo especial, aos seus eleitores.
Muito obrigado pela oportunidade, contem comigo. Estou sempre à disposição. http://www.douglasfabricio.com.br/



O deputado Douglas Fabrício, foi um dos convidados homenageados no programa Tocando de Primeira de número 800, no dia 15 de novembro de 2008, na rádio Rural AM. Na foto, com a camiseta dos 800 programas, que representa 800 sábados e o troféu personalizado alusivo a data.


3 comentários:

  1. parabéns pelo seu blog, acho muito interesante essa diversidade de assuntos que vc expões.muito sucesso sempre. sua irmã Ilioneti

    ResponderExcluir
  2. É importante destacar a pergunta e questão da possibilidade de dois deputados na Comcam. Tanto o Deputado Douglas, quanto o prefeito Nelson Tureck, neste momento, assumem uma condição de liderança regional, aliás, este sempre foi o grande desafio de nossa cidade, demonstrar de fato, o quanto somos importantes
    a esta região, e o que podemos oferecer de qualidade de vida, de esporte, de cultura, educação e saúde, a este municípios menores. Tornando isto possível naturalmente estaremos politicamente fortalecidos, e seremos umas das regiões mais fortes no Paraná.

    ResponderExcluir
  3. Sugiro ao deputado Douglas ter cuidado em utilizar esta expressão-bairrista de Campo Mourão "A Capital do Centro-Oeste". Primeiro, irá pensar, com certeza e espero, se brinda o autor e o lança os holofótes ou se prefere se queimar nas demais cidades da Comcam. Eu ficaria calado! Afinal adversários políticos tem-se aos montes e... bom, deixa prá-la!

    Paulo Cesar da Silva

    ResponderExcluir